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5 dicas de como tornar a comunicação interna mais efetiva usando a TI

O casamento entre TI e Comunicação Interna nas organizações pode ser muito bem sucedido e produtivo

Redação, Administradores.com,

O setor de tecnologia da informação contribui de maneira significativa para o sucesso de qualquer negócio e a Comunicação Interna é fundamental e sempre um desafio nas empresas. A Iteris, empresa brasileira provedora de serviços de tecnologia da informação, usa sua expertise para indicar cinco pontos de atenção para que o casamento entre essas duas áreas seja mais efetivo e gere frutos positivos para o negócio.

A intranet continua sendo a principal ferramenta de comunicação interna de uma empresa. Entretanto, como toda solução tecnológica, precisa ser constantemente atualizada e modernizada para atender às demandas de pessoas e processos e para manter a competitividade da organização.

Veja abaixo cinco tendências de funcionalidades que tornam a comunicação interna mais eficiente:

1. Integração de processos

A tecnologia atual tornou as intranets ainda mais dinâmicas. Por outro lado, as organizações e seus processos ficam cada vez mais complexos e detalhados, levando a necessidade de implantação de novos sistemas.

É fundamental que uma nova plataforma de intranet tenha a capacidade de integração de funcionalidades por módulos, para que possamos priorizar as novas aplicações de forma estratégica, de acordo com as necessidades corporativas, visando o melhor resultado para os processos de negócio, com o mínimo de impacto negativo no workflow dos processos.

2. Funcionalidades sociais

Se você ainda não adotou o conceito de rede social corporativa ou pelo menos algum tipo de funcionalidade social, irá fazê-lo. Todas as atuais plataformas de intranet têm suporte a esse tipo de experiência.

A função de comunicação interna precisa estrategicamente definir se quer ser um ponto de apoio ao universo dos colaboradores e transformar sua força em vantagem competitiva para a organização.

Nos últimos três anos, os grandes fornecedores da indústria de tecnologia da informação têm claramente apontado para o investimento em plataformas colaborativas integradas, ao invés de “plugar” funcionalidades sociais às plataformas tradicionais de intranet. Fica evidente que estão migrando para soluções com experiências integradas nativas. As ferramentas de colaboração via SaaS (Software as a Service) se disseminarão ainda mais e melhorarão a produtividade baseada na plataforma de intranet.

3. Segurança de dados

A crescente necessidade de uma melhor segurança de dados de negócios fica evidente, considerando os vários exemplos de violações que são divulgados.

Intranets são um veículo natural para quantidade valiosa de inteligência de negócios, bem como de dados pessoais, fazendo com que as preocupações com a segurança sejam mais vitais do que nunca.

4. Melhores interfaces para os usuários

Um dos pontos fundamentais de uma intranet é oferecer um acesso amigável ao usuário, independentemente do dispositivo utilizado ou da situação. Com a chegada e a proliferação dos dispositivos móveis, a necessidade de interfaces mais intuitivas também aumentaram.

5. Mecanismo de busca avançado

Funcionalidades dinâmicas e efetivas de busca são fundamentais para a eficiência e a precisão nas redes e sistemas corporativos. Buscas lentas ou imprecisas podem representar muitas horas de produtividade jogadas fora ao longo de um ano, assim como outros tipos de perdas.




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