Assistente virtual da Amazon assusta usuários com risada

Empresa diz que em "raras circustâncias", a assistente Alexa estava rindo ao entender a comandos errados

Redação, Administradores.com,
Divulgação
O dispositivo Amazon Echo é um dos que dá suporte ao sistema da Alexa

Assistente virtual da Amazon assusta usuários com risada Imagine estar concentrado em uma atividade em sua casa e ouvir, do nada, uma risada feminina e perceber que veio de seu serviço de inteligência artificial. Assustador, não é mesmo?

Essa foi uma experiência pela qual vários usuários da assistente digital da Amazon relataram ter passado. Nas últimas semanas, consumidores da empresa que possuem a Alexa em casa compartilharam nas redes sociais o comportamento inusitado do dispositivo: sem qualquer aviso ou comando, a Alexa estava rindo sozinha e assustando todo mundo.

Um usuário contou, em seu Twitter, que estava conversando sua irmã quando escutou a risada de Alexa. Ele parou sua conversa para procurar alguma informação na internet sobre esse "bug" da assistente. Sem encontrar nada, resolveu pedir à assistente para repetir o som e gravou:


Outro consumidor afirmou que, ao ouvir a risada, achou que se tratava de uma criança rindo. "Daí que a Alexa decidiu rir aleatoriamente enquanto eu estava na cozinha. Nos assustou completamente. Achei que tinha uma criança rindo atrás de mim".

Segundo o New York Times, a Amazon já verificou o que está causando essa risada repentina da Alexa. "Em circunstâncias raras, Alexa pode ouvir erroneamente a frase "Alexa, ria", quando outras palavras são faladas. Estamos mudando essa frase para ser "Alexa, você pode rir?", que é menos provável de causar falsos positivos", disse a empresa. Além disso, a Amazon também afirmou que reconfigurou a Alexa para primeiro responder "Claro, posso rir" antes de responder ao comando.