Mais comentada

Lançada versão brasileira do Baidu

China e Brasil firmaram um acordo de cooperação para construção de Centro de Tecnologia e Desenvolvimento

Redação, Administradores.com,
Gil C / Shutterstock.com

A versão brasileira do serviço de buscas chinês Baidu foi lançada nesta quinta-feira (17). A cerimônia de lançamento aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença do fundador Robin Li, da presidente brasileira Dilma Rousseff e do presidente chinês, Xi Jinping.

Apesar de ser o líder no mercado do país oriental -- cerca de 90% dos usuários são da China -- o Baidu ainda não é páreo para os competidores ocidentais, como o Google, Yahoo! e Bing. Atualmente, o Baidu é o quinto site mais acessado do mundo; a empresa tem um valor de mercado de US$ 58 bilhões.


imagem: Clauber Caetano/ PR

Cooperação

Antes da cerimônia de lançamento, Robin Li e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clélio Campolina, assinaram um acordo de cooperação entre Baidu e o Ministério. A assinatura foi testemunhada pelos presidentes da China e do Brasil. É previsto que, em três anos, o Baidu construirá um centro de pesquisa e desenvolvimento equivalente aos demais da empresa em nível mundial dentro do território brasileiro. Atualmente, o Baidu mantém centros em Shenzhen, Pequim, Xangai, Tóquio, Vale do Silício e Cingapura.

O centro deve focar seus esforços em desenvolver tecnologias de internet no Brasil, apoiar a formação de talentos profissionais na indústria de internet e aprofundar os intercâmbios tecnológicos nesta área entre Brasil e China. Robin Li é o único empresário representando a indústria de internet chinesa que acompanha a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração