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Como obter mais valor a partir dos seus dados?

A questão principal, que muitos parecem não compreender, é que mais dados não necessariamente significam mais conhecimento

David Castro-Gavino, Administradores.com,
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Todos já ouvimos, em algum momento, estatísticas incríveis sobre big data: “2,5 quintilhões de bytes por dia”, “mais dados foram criados nos últimos 2 anos do que no restante da história”, “a cada segundo, são criados 1,7 megabytes de informações novas para cada ser humano no planeta”. Isso é impressionante e mostra uma potencial oportunidade de crescimento, mas muitas empresas estão absurdamente despreparadas para aproveitar os benefícios que esse conjunto de novos dados pode trazer para seus negócios.

A questão principal, que muitos parecem não compreender, é que “mais dados não necessariamente significam mais conhecimento”. Os dados, em si, não são úteis para sua empresa sem que exista uma forma de extrair insights relevantes que levem a ações. Todo negócio que quer se beneficiar da revolução do big data precisa de uma estratégia sólida de dados que guie sua jornada.

Você pensa que sua empresa tem uma boa estratégia de dados? Não basta simplesmente olhar quais dados você tem e que ferramentas você usa. Todo negócio deve começar com uma avaliação completa de sua atual capacidade de dados, que identifique gaps e oportunidades e cubra todas as visões relevantes a respeito de como os dados deveriam ser analisados para atender às necessidades de negócios e gerar valor. Para assegurar que sua empresa esteja pronta a aproveitar ao máximo a economia movida a dados, você deve ser capaz de responder a essas 6 questões chave:

  1. Negócios impulsionados por dados

    · De que dados sua empresa precisa?

Entenda como sua estratégia de negócios define prioridades para os dados e para o roadmap tecnológico, permitindo a mensuração e a entrega de objetivos de negócios. Como os dados permitem a tomada de melhores decisões em toda a empresa?

  1. Dados do consumidor conectado

    · Quais dados sua empresa possui?

Reveja quais dados de clientes você obtém em cada ponto de engajamento, como quais são suas necessidades, como eles se comportam, como pagam e o que dizem sobre você e sobre seus produtos em diferentes canais. Como você pode aproveitá-los, tecnicamente e legalmente?

  1. Governança de dados

    · Como sua empresa define e gerencia dados confiados a ela?

Identifique e estabeleça claramente as políticas e processos de uso de dados e gestão de riscos para fins legais, de segurança e confiança dos clientes. Defina gestão e treinamento de acordo com as formas de uso dos dados confiados à empresa.

  1. Arquitetura de dados

    · Como os dados são obtidos, armazenados, organizados, integrados e utilizados em sua empresa?

Documente as diversas fontes de dados em sua empresa para definir como os dados são atualmente armazenados, em que tecnologias, como fluem em diferentes sistemas, com que frequência essas fontes de dados são atualizadas e como elas permitem o uso pelos colaboradores da empresa.

  1. Talentos, equipes e formas de trabalho

    · Sua empresa possui os processos e pessoas certas para entregar sua estratégia de dados?

Avalie e meça as habilidades atuais, o nível de proficiência e a estrutura de suporte nas equipes e divisões da empresa e entenda os métodos pelos quais as pessoas colaboram em direção a um conjunto definido de prioridades estratégicas.

  1. Monetização dos dados

    · Sua empresa pode identificar claramente como irá encontrar valor nos dados?

Descubra o valor potencial dos dados proprietários, criados pelos seus processos de negócios (segmentações, avaliações de atividades de marketing) e novas fontes de dados, e identifique audiências potenciais para futura monetização desses ativos proprietários de dados.

Para efetivamente aumentar o valor dos dados, essas 6 questões são apenas o ponto de partida. Crie uma disciplina de gestão de dados em que sua empresa possa se basear para facilitar a melhoria contínua de suas estratégias e capacidades de dados. Um check-up de dados permite identificar os processos e pessoas que você precisa estabelecer para minimizar riscos e maximizar os benefícios de seus ativos de dados.

Somente com o estabelecimento de uma estratégia sólida de dados você será capaz de obter mais de seus dados, o que ajuda a aumentar seu entendimento de seus clientes e gerar valor incremental, mensurável, para seus negócios.

David Castro-Gavino é diretor de Dados e Tecnologia da dunnhumby para África, Ásia, Europa, Oriente Médio e América Latina