Orlando,

Há espaço para a ética dentro das organizações?

Nas organizações, a grande competitividade coloca as pessoas em
batalhas sem fim, disputando fatias de mercado, disputando posições de
destaque dentro das empresas e fora delas. Na busca desenfreada pelo
reconhecimento, manutenção do "status", prestígio, lucratividade e poder,
muitas das vezes, a ética é deixada de lado. É a guerra da sobrevivência
patrocinada pelo mercado.

  • Wilker Nannine - 5 anos atrás
              Para mim colegas, se usarmos um pouco de bom senso, pararmos e pensarmos bem...

             A ÉTICA existe em todos os lugares, em todas as empresas como falamos aqui. Porém, os seres humanos são por natureza, corruptíveis.
             Como diz o ditado “a oportunidade faz o ladrão”. O que podemos tirar de um ditado como esse?! Uma vez que o cidadão (empregado), por algum motivo, necessita de um pouco mais de dinheiro ou de poder, esquece ou se “faz” esquecer do que um dia foi a ele dito/ensinado ser o certo, o bom, pois, no momento o que passa à frente do homem é a ganância o desejo do TER.

             Por isso chegamos a uma decisão, tão rápida, quando alguém nos pergunta: existe ética nas empresas?
    - Claro que não!!!

            Porém, seria muito difícil sobrevivermos sem essa ética, visto que no âmbito geral ética seria o conjunto de normas e valores de uma sociedade. Por isso, antes de responder a essa pergunta analiso e penso bem. Daí então respondo:
    - Claro que sim!!! A ética está aqui, ali... Basta que nós humanos racionais, passemos a pesar: até que ponto o que é bom para mim, será bom para o outro. Assim conseguiremos em fim gozar de boas e verdadeiras parcerias e amizades em empresas e em qualquer sociedade que estivermos inseridos.
    1
  • Wagner Ribeiro - 4 anos atrás
    Olá Orlando. Como vai?

    Acredito que sim, principalmente depois do período de crise que passamos este tema está cada vez mais em pauta nas decisões estratégicas.

    A Ética através da Responsabilidade Social tem sido discutida cada vez mais nos últimos anos dentro das organizações e a empresa que pretenda ser socialmente responsável não pode prescindir da implementação  de uma cultura organizacional ética.

    Esta responsabilidade social na dimensão ética trata da apresentação dos comportamentos que visam o bem-estar dos empregados e da comunidade/sociedade em geral.

    0
  • Adm. madalena - 4 anos atrás
     Ética é muito importante na vida profissional, bem como pessoal, Srour aborda duas teorias de comportamentos éticos, convicção e o da responsabilidade. Quanto a primeira, o autor diz que não basta boas intenções do administrador mas, é preciso ter êxito no que faz com profunda análise das consequencias para o futuro. Já na segunda, o empresário, deve agir no que for necessário para obter resultados positivos analisando detalhadamente, racionalmente, às circunstâncias do custo-benefício. Portanto, nós gestores, seja qual for a escolha,devemos agir com ética, lealdade e transparência no nosso trabalho para dignificá-lo diante do mercado competitivo, oqual se faz a diferença para alcançar o sucesso empresarial e em consequencia disso, o sucesso pessoal. 
    0
  • Paulo roberto - 5 anos atrás

    Sim,por que uma organização onde seus menbros não agi com conduta,respeito,ao procimo.provavelmente obtera resutado.

    0
  • Graziele serpa - 5 anos atrás
      Olá

       Pode-se dizer que á ética ela já existe em todos nós ,na nossa educação de uma sociedade,no seu caráter,temperamento ou até mesmo na sua vontade pela razão que buscamos o sentido da vida.
       Bem em cada organização tem que existir a ética,por que você vai conviver em uma organização com várias pessoas diferentes,de você,é a ética ela tem  muitas formas para se demostrada na organizações ela requer coviccão,como também com sua vontade política de cada membro é também requer te competência na suas ações é dentro de uma organização há sim espaço para á ética.
    0
  • Rogerio neves - 5 anos atrás
    A etica como o conjunto de valores morais de cada ser humano  e fascinante, porém nas organizações e algo complexo, pois na teoria e compreensível, mas na pratica deixar a desejar. pois as empresas para manterem um bom convivio entre seus funcionarios criam documentos informais , ou os superiores falam abertamente com seus subordinados, sendo assim uma forma de controlar as pessoas naquele ambiente. Com isso concluo que o ser humano realmente e cabeça dura, pois sabe o significa da palavra  etica , mas para utiliza-lá e necessário ter alguém no controle, o obrigando a utilizar os falsos valores morais.
    0
1-6 de 58

Responda agora!

Para utilizar o serviço conecte-se pelas redes sociais, faça o login ou cadastre-se.