Rosana Alves,

O QUE É UMA GESTÃO DE QUALIDADE?

BOA TARDE CAROS COLEGAS,

NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO QUE FAÇO TENHO A MATERIA DE SISTEMAS DE QUALIDADE....TENHO NOÇÃO DO QUE É, MAS GOSTARIA DE OUVIR DE VOCÊS QUE TRABALHAM COM QUALIDADE, COMO ELA É APLICADA DENTRO DE UMA EMPRESA, QUAIS OS BENEFÍCIOS, PQ APLICAR A QUALIDADE? COMO ELA IRÁ ME TRAZER RESULTADOS NO DIA-A-DIA?

ABRAÇOS


ROSANA

  • Talita Frossard - 8 anos atrás
    Também estou estudando administração.
    Essa área da gestão da qualidade me fascina, pois começou em 1970, mas até hoje traz resultados para a organização.

    A gestão da qualidade é a utilização de ferramentas e técnicas que auxiliam a sua empresa a ter uma gestão que leve à competitividade.

    O curso mencionado da FNQ é muito bom,  eu fiz e recomendo.

    Estou inclusive pensando em escrever meu TCC sobre a gestão da qualidade e indicadores estratégicos...

    Se quiser podemos conversar sobre o assunto.

    Se quiser podem ler o artigo que eu publiquei, no qual retrata um pouco sobre esse assunto.

    http://www.administradores.com.br/artigos/gestao_da_qualidade_e_indicadores_estrategicos/20915/
    4
  • Lucas Massaro - 8 anos atrás
    A implementação dos 5S como metodologia para a conquista da qualidade com os processos é comprovada com exemplos simples.
    São conquistadas melhorias de desempenho, organização, know how da equipe, entre outros qusitos fundamentais para a execução de um trabalho harmônico. Com tais metas realizadas é possível tomadas de decisões precisas, evitando desgastes e frustações em implementações de novas estratégias.
    Os materiais organizados e ordenados eliminam a perda de tempo e aumenta o desempenho da equipe durante o trabalho, tornando o serviço mais eficaz. Se desfazer do desnecessário evita o acúmulo de lixo e um melhor aproveitamento do espaço físico.
    Uma equipe organizada pode se tornar mais flexível e se torna imprecindível a descentralização do conhecimento. Uma equipe bem preparada e flexível é capaz de fazer um suporte completo ao cliente. Um cliente bem amparado se torna fiel ao empreendimento e retornará satisfeito mais vezes, além de disseminar a boa aparência de sua empresa ou de seu produto.
    O uso dos 5S são os primeiros passos para uma certificação ISO, onde a prática de outras metodologias podem enriquecer o processo e torná-lo ainda mais vantajoso.
    Viver 5S é reaprender a conviver com novas tecnologias, de modo que sejam aplicadas para a melhoria do jeito de ser e de agir.
    3
  • Lucas Massaro - 8 anos atrás
    ● Senso de Arrumação:

    É o famoso “ter cada coisa em seu lugar”, ter Senso de Arrumação significa definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor do necessário, de modo a facilitar o seu uso e manuseio, facilitar a procura e localização de qualquer item. Na definição dos locais apropriados, adota-se como critério a facilidade para estocagem, identificação, manuseio, reposição, retorno ao local de origem após o uso, consumo dos itens mais velhos primeiro, dentre outros.
    Não é difícil ver momentos de desorganização no nosso cotidiano, desde “onde eu deixei meu óculos” até “onde estão minhas chaves”, que podem ser cenas facilmente evitadas com a aplicação do Senso de Arrumação.
    Na dimensão mais ampla, ter Senso de Arrumação é distribuir adequadamente o seu tempo dedicado ao trabalho, ao lazer, à família, aos amigos. É ainda não misturar suas preferências profissionais com as pessoais, ter postura coerente, serenidade nas suas decisões, valorizar e elogiar os atos bons, incentivar as pessoas e não somente criticá-las.

    ● Senso de Limpeza:

    Ter Senso de Limpeza significa eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, o teto, gaveta, estante, piso) bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões. O mais importante neste conceito não é o ato de apenas limpar mas o ato de "não sujar",isto significa que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a podermos evitar que isto ocorra novamente.
    1
  • Lucas Massaro - 8 anos atrás
    O que são os 5S?


    É uma prática propagada no Japão que ensina bons hábitos, eliminação de desperdícios e perdas, são capazes de modificar o humor, harmonizar o ambiente de trabalho e a maneira da condução das atividades de todos. Essa prática teve início logo após a Segunda Guerra Mundial para combater as sujeiras das fábricas e é ensinado como princípio educacional para a formação de indivíduos. O 5S é composto de cinco conceitos simples que, em japonês começam com a letra “s”: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke. Como em português não existe o significado dessas palavras começando com a letra S, acrescentou-se então a palavra senso à sua respectiva tradução:


    ● Senso de Utilização

    ● Senso de Organização

    ● Senso de Limpeza

    ● Senso de Asseio

    ● Senso de Disciplina
    1
  • Lucas Massaro - 8 anos atrás
    A qualidade do produto é algo obrigatório e indispensável no mercado. Conquistar tal qualidade pode ser algo trabalhoso e complicado. A utilização de uma ou mais ferramentas da qualidade é essencial para a excelência do nosso produto final.
    Os 5S (cinco sensos) é uma metodologia em cima das práticas cotidianas, que possibilitará desde serviços manuais simples organizados até qualidade na autodisciplina da equipe, algo extremamente cultural e delicado para se conquistar.
    Os objetivos dos 5S estão ligados não só as qualidades do produto ou serviços prestados, mas também com a qualidade de vida da equipe de colaboradores.
    Pode-se delimitar alguns benefícios básicos que a metodologia destaca:

    • Eliminação de desperdício;
    • Otimização do espaço;
    • Criação de um ambiente de trabalho agradável;
    • Prevenção de quebras e acidentes;
    • Reduções/eliminações de situações inseguras;
    • Mudança de comportamentos e hábitos;
    • Melhoria nas relações humanas;
    • Desenvolvimento do espírito em equipe;
    • Desenvolvimento da autodisciplina;
    • Padronização do processo;
    • Gestão do serviço de forma flexível;
    • Aumento da confiabilidade dos dados de controle;
    • Administração participativa;
    • Descentralização do conhecimento.


    O uso das ferramentas da qualidade tem por finalidade a melhoria de determinado processo, serviço ou produto. Os 5S é uma das opções para atingir a qualidade no trabalho, é importante citar também, que é extremamente válido a fusão de inúmeras ferramentas, o que facilitará a conquista de um certificado ISO.
    1
  • Marcelo Pereira - 8 anos atrás
    Rosana,

    Assim como você também sou estudante de administração, venho aqui justamente sanar tais duvidas sobre aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, e infelizmente não tenho muito conhecimento prático para te ajudar então o máximo que posso é te passar um link que me trouxe muita ajuda, e onde há um curso gratis sobre isso que é o site da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade, lá tem um curso onde você terá bastante teoria e formas ver isso na pratica justamente pelo fato de existirem "cases" de grandes empresas nacionais que contam o que fazem ou fizeram nesse sentido.

    qualquer coisa estamos ai

    espero ter ajudado

    abraço
    1
1-6 de 12

Responda agora!

Para utilizar o serviço conecte-se pelas redes sociais, faça o login ou cadastre-se.

Administradores Premium

Últimos Workshops


Revista Administradores

Revista Administradores

O guia para tirar suas ideias do papel

Entenda o que é gerenciamento de projetos e como isso pode mudar sua carreira.


Seja um Administrador Premium e
Tenha acesso a todos esses benfícios.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração