Rosana Alves,

O QUE É UMA GESTÃO DE QUALIDADE?

BOA TARDE CAROS COLEGAS,

NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO QUE FAÇO TENHO A MATERIA DE SISTEMAS DE QUALIDADE....TENHO NOÇÃO DO QUE É, MAS GOSTARIA DE OUVIR DE VOCÊS QUE TRABALHAM COM QUALIDADE, COMO ELA É APLICADA DENTRO DE UMA EMPRESA, QUAIS OS BENEFÍCIOS, PQ APLICAR A QUALIDADE? COMO ELA IRÁ ME TRAZER RESULTADOS NO DIA-A-DIA?

ABRAÇOS


ROSANA

  • Talita Frossard - 6 anos atrás
    Também estou estudando administração.
    Essa área da gestão da qualidade me fascina, pois começou em 1970, mas até hoje traz resultados para a organização.

    A gestão da qualidade é a utilização de ferramentas e técnicas que auxiliam a sua empresa a ter uma gestão que leve à competitividade.

    O curso mencionado da FNQ é muito bom,  eu fiz e recomendo.

    Estou inclusive pensando em escrever meu TCC sobre a gestão da qualidade e indicadores estratégicos...

    Se quiser podemos conversar sobre o assunto.

    Se quiser podem ler o artigo que eu publiquei, no qual retrata um pouco sobre esse assunto.

    http://www.administradores.com.br/artigos/gestao_da_qualidade_e_indicadores_estrategicos/20915/
    3
  • Lucas Massaro - 7 anos atrás
    A implementação dos 5S como metodologia para a conquista da qualidade com os processos é comprovada com exemplos simples.
    São conquistadas melhorias de desempenho, organização, know how da equipe, entre outros qusitos fundamentais para a execução de um trabalho harmônico. Com tais metas realizadas é possível tomadas de decisões precisas, evitando desgastes e frustações em implementações de novas estratégias.
    Os materiais organizados e ordenados eliminam a perda de tempo e aumenta o desempenho da equipe durante o trabalho, tornando o serviço mais eficaz. Se desfazer do desnecessário evita o acúmulo de lixo e um melhor aproveitamento do espaço físico.
    Uma equipe organizada pode se tornar mais flexível e se torna imprecindível a descentralização do conhecimento. Uma equipe bem preparada e flexível é capaz de fazer um suporte completo ao cliente. Um cliente bem amparado se torna fiel ao empreendimento e retornará satisfeito mais vezes, além de disseminar a boa aparência de sua empresa ou de seu produto.
    O uso dos 5S são os primeiros passos para uma certificação ISO, onde a prática de outras metodologias podem enriquecer o processo e torná-lo ainda mais vantajoso.
    Viver 5S é reaprender a conviver com novas tecnologias, de modo que sejam aplicadas para a melhoria do jeito de ser e de agir.
    3
  • Lucas Massaro - 7 anos atrás
    Aplicação dos 5S


    Para dar início à implantação dos conceitos dos 5S é necessário envolver todas as pessoas da organização ou da empresa, e depois dividir a empresa em áreas físicas onde, a equipe daquela área, pretende implantar os 5 Sensos.
    Após definirem as áreas físicas onde serão implantados os 5 Sensos, deve-se observar cada um dos quesitos a abaixo:

    ● Espaço:
    Local próprio para a execução de tarefas, trânsito de pessoas, equipamentos ou materiais, matéria prima e dispositivos. Ex: Salas, oficinas, cozinha, depósitos, etc.

    ● Mobiliário:
    Bens utilizados para acomodar pessoas, materiais ou equipamentos, decorar e harmonizar ambientes ou ainda guardar documentos. Ex: Cadeira, mesa, arquivo, armário, estante, escada, quadro, etc.

    ● Dispositivos:
    Todo equipamento mecânico, elétrico ou eletrônico utilizados na execução de uma tarefa, de forma acessória. Ex: computador, luminárias, tomadas elétricas, extintores de incêndio, calculadora, ferramentas manuais, grampeador, etc.
    1
  • Lucas Massaro - 7 anos atrás
    No conceito amplo, ter Senso de Limpeza é procurar ser honesto ao se expressar, ser transparente, sem segundas intenções com os amigos, com a família, com os subordinados, com os vizinhos, etc.

    ● Senso de Asseio:

    Ter Senso de Asseio significa criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns (lavatórios, banheiros, cozinha, restaurante, etc.), zelar pela higiene pessoal e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão.
    Significa ainda ter comportamento ético, promover um ambiente saudável nas relações interpessoais, sejam sociais, familiares ou profissionais, cultivando um clima de respeito mútuo nas diversas relações.

    ● Senso de Disciplina

    Ter Senso de Disciplina significa desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos.
    Este hábito é o resultado do exercício da força mental, moral e física. Poderia ainda ser traduzido como desenvolver o "querer de fato", "ter vontade de", "se predispor a".
    Não se trata puro e simplesmente de uma obediência cega, submissa como pode parecer, é importante que seu desenvolvimento seja resultante do exercício da disciplina inteligente que é a demonstração de respeito a si próprio e aos outros.
    Ter Senso de Disciplina significa ainda desenvolver o autocontrole (contar sempre até dez), ter paciência, ser persistente na busca de seus sonhos, anseios e aspirações e respeitar o espaço e as vontades alheias.
    1
  • Lucas Massaro - 7 anos atrás
    ● Senso de Arrumação:

    É o famoso “ter cada coisa em seu lugar”, ter Senso de Arrumação significa definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor do necessário, de modo a facilitar o seu uso e manuseio, facilitar a procura e localização de qualquer item. Na definição dos locais apropriados, adota-se como critério a facilidade para estocagem, identificação, manuseio, reposição, retorno ao local de origem após o uso, consumo dos itens mais velhos primeiro, dentre outros.
    Não é difícil ver momentos de desorganização no nosso cotidiano, desde “onde eu deixei meu óculos” até “onde estão minhas chaves”, que podem ser cenas facilmente evitadas com a aplicação do Senso de Arrumação.
    Na dimensão mais ampla, ter Senso de Arrumação é distribuir adequadamente o seu tempo dedicado ao trabalho, ao lazer, à família, aos amigos. É ainda não misturar suas preferências profissionais com as pessoais, ter postura coerente, serenidade nas suas decisões, valorizar e elogiar os atos bons, incentivar as pessoas e não somente criticá-las.

    ● Senso de Limpeza:

    Ter Senso de Limpeza significa eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, o teto, gaveta, estante, piso) bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões. O mais importante neste conceito não é o ato de apenas limpar mas o ato de "não sujar",isto significa que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a podermos evitar que isto ocorra novamente.
    1
  • Lucas Massaro - 7 anos atrás
    O Significado dos 5S


    ● Senso de Utilização:

    Ter Senso de Utilização significa saber diferenciar coisas necessárias e desnecessárias, descartando ou dando o devido destino àquilo considerado útil ao exercício das atividades.
    Guardar constitui instinto natural das pessoas, portanto, o Senso de Utilização remete que além de identificar os excessos e desperdícios, precisamos nos preocupar também em criar medidas preventivas que possam ser adotadas para evitar que o acúmulo desses excessos voltem a ocorrer.
    Veja como nós vivemos fazendo isso no nosso dia a dia, basta verificar aquele espaço da casa onde você coloca tudo o que não serve, objetos quebrados ou que não usamos mais, a roupa velha que guardamos, as revistas e jornais que jamais serão lidos novamente, dentre muitos outros exemplos.
    Ter o Senso de Utilização também abrange outros parâmetros, como preservar apenas os sentimentos valiosos como amor, amizade, sinceridade, companheirismo, compreensão, descartando aqueles sentimentos negativos e criando atitudes positivas para fortalecer e ampliar a convivência através de sentimentos valiosos e que tragam benefícios para você e a quem está ao seu redor.
    1
1-6 de 12

Responda agora!

Para utilizar o serviço conecte-se pelas redes sociais, faça o login ou cadastre-se.