Resenhas / Administração da Informação

A importância dos serviços para a sociedade moderna

Nesta resenha abordarei sobre a importância do marketing de serviços para a sociedade moderna.O que é marketing de serviços.

Andre Nascimento,

 

POR: André Nascimento de Oliveira

 

referencias

 

HOFFMAN, k Douglas; BATESON, John, et al. Princípios de marketing de serviços. Cegage.

 

LOVELOCK, Christopher. Marketing de Serviços: pessoas, tecnologia e resultados. Trad. Arlete Simille. 5° ed. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2006.

 

SILVA, Alexandre; KUBOTA, Luis ET AL. Economia de serviços: uma revisão de literatura. IPEA. Brasília, 2006.

 

 

A Importância dos serviços para a sociedade moderna

 

Dr. K. Douglas Hoffman é um professor de marketing de serviços a mais de 20 anos o mesmo tem escrito vários artigos no jornal e participado de varias conferencias. Christopher Lovelock, um dos pioneiros do marketing de serviços, é professor adjunto na Yale School of Management, onde leciona marketing de serviços em um curso de MBA.Como sócio principal da lovelock associates, presta consultoria e dirige seminários e workshops para gerentes em todo o mundo, com foco no gerenciamento da experiência do cliente e no planejamento no marketing de serviços, ator e co-ator de mais de 60 artigos.Jochen wirtz é professor associado na nacional University of Singapura, onde leciona cursos de marketing de serviços em programas para executivos, publicou cinco livros mais de 40 capítulos em livros e textos que foram apresentados em palestras.

 

O marketing de serviços pode ser definido de acordo com Kon (2004):

 

►Indústria de serviços, como aquela que produz serviços no lugar de bens ex: transportes, comércio, seguros;

 

►Serviços são bens de consumo ou intermediários intangíveis; em geral, são intensivos em trabalho, e produção e consumo são concomitantes;

 

►serviços são componentes do produto nacional bruto (PNB) que mede o produto de itens intangíveis;

 

►os serviços referem-se a bens intangíveis, sendo uma parte de suas características o fato de serem consumidas, na maioria das vezes, no momento de sua produção.

 

Ao longo das duas ultimas décadas, uma serie de preocupações tem motivado a investigação a respeito das particularidades da produtividade do setor de serviços e seu impacto no crescimento econômico.Entre essas motivações pode-se destacar o chamado paradoxo Solow, segundo o qual apesar das grandes somas de investimentos em tecnologia da informação.Uma segunda preocupação diz respeito a tendência do setor industrial adquirir cada vez mais receita a partir de serviços complementares a seus produtos, apesar dessas motivações, a maior parte da literatura empírica no campo da produtividade tem tido o seu foco no setor industrial.O conceito de produtividade, correntemente definido como a razão entre o produto e os insumos, é utilizado na literatura econômica como uma medida que reflete uma serie de atributos necessários à riqueza e ao bem-estar de determinada economia, esta razão é calculada a produtividade pode ser um indicativo de evolução.

 

O setor de marketing de serviços é uma diversidade notável, compreende um amplo conjunto de indústrias que venham para consumidores individuas e empresarias bem como para agencias governamentais e organizações sem fins lucrativos. Os serviços representam o grosso da economia de hoje e também são responsáveis por grande parte da criação de novos empregos, o setor de marketing esta cada vez mais crescendo por causa da demanda de serviços requeridos pela população, a tecnologia contribuir bastante para inovação desses serviços, são utilizado cinco tipos de tecnologias nos setores de serviços que são: tecnologia de força e energia, materiais, projeto físico, métodos de trabalho e tecnologia da informação, com esse avanço da tecnologia nos serviços facilitou muito o contato do cliente com a loja por exemplo a internet que é um meio pelo qual o cliente pode fazer seu pedido sem mesmo sair de casa.O Naics inclui muitos novos setores de serviços que surgiram nas ultimas décadas e também reclassifica como serviços os estabelecimentos , auxiliares, internos às empresas manufatureiras que fornecem serviços como a contabilidade , alimentação e transporte, a capacidade que as empresas tem de gerar negócios por meios de inovações tecnológicas em serviços depende muita vezes dos clientes terem acesso a essa infra-instrutora , ou seja, tecnologia.

 

O marketing pode ser visto de diversas formas. Pode ser considerado um esforço estratégico e competitivo perseguido pela alta administração; um conjunto de atividades funcionais, incluindo política de produto, determinação de preço, entrega e comunicações desenvolvido por gerentes de produto; ou uma orientação dirigida ao cliente adotada por toda organização. Economia de serviços inclui as partes da economia que consistem em nove super setores industrias:

 

►Educação e serviços de saúde, consistem em duas partes, o subsetor de serviços educacionais e o subsetor de assistência medicam e social, o setor de serviços educacionais compreende, escolas, faculdades, universidades e centros de treinamento; o setor de assistência medica e social é formados por serviços de saúde como hospitais, posto de enfermagem,o social inclui serviços individuais e familiares.

 

►Atividades financeiras consistem no subsetor das finanças e seguros, alem dos subsetores de compra, aluguel de casas.

 

►Governo, consiste em organizações públicas federais, estaduais e municipais que administram, supervisionam e gerenciam programas publico, entre eles estão aqueles órgãos que estabelecem políticas, criam leis,julgam casos legais, civis e criminais, oferecem segurança pública e defesa nacional.

 

►O setor de informações é formado de organizações que produzem e distribuem informações e produtos culturais.

 

►Turismo e lazer são compostos por dois subsetores, o de artes e o de entretenimento e recreação e o de serviços de hospedagem e recreação.

 

►Serviços profissionais e de negócios,consistem em três setores, serviços profissionais científicos e técnicos.

 

►Transporte, armazenamento e serviços de utilidade publica, consistem em dois subsetores transporte e armazenamento e utilidade pública, o primeiro inclui o trás por te de passageiros o segundo de estocagem.

 

►Comercio atacadista e varejista consiste no subsetor de comercio atacadista eno subsetor de comercio varejista, o atacadista inclui empresas e produtos de atacado, geralmente sem transformação, o varejista incluem empresas e produtos relacionados ao varejo.

 

►Outros serviços englobam todos os outros serviços que não encaixam nas oito categorias citadas.

 

Esses nove setores listados acima ilustram a diversidade da economia de serviços. Tradicionalmente a área de marketing tem desenvolvido esquemas de classificação para facilitar o entendimento de como produtos diferentes compartilham características semelhantes, por exemplo, o sistema de classificação de produtos de consumo em conveniência, foi desenvolvido esquemas de classificação de serviços para facilitar a compreensão do que diferentes tipos de operações de serviços tem em comum, grau de tangibilidade, nível de habilidade do provedor de serviços, intensidade do uso dos recursos humanos, grau de contato com o cliente, meta do provedor de serviços., esse esquema ajuda a identificar o que a de comum nas empresas de serviços.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão

 

 

Atualmente as empresas estão apostando no marketing de serviço, o mesmo e uma indústria de serviços, ou seja, aquela que produz serviços no lugar de bens, marketing de serviço pode serviço também um conjunto amplo de industrias que vedem seus serviços , a sociedade moderna em que vivemos não pode viver sem esses serviços, pois todos nos desfrutamos de serviços como água, luz, telefone, transporte, internet, são alguns exemplos de serviços que utilizamos diariamente, serviços estes que são indispensáveis na sociedade moderna.

 

O marketing de serviços e de suma importância para a sociedade moderna pois nos seres humanos já estamos acostumado com os serviços que nos são fornecidos pelas empresas ou organizações, tem pessoas que mal conseguem viver sem esses serviços. Cada vez mais a população esta crescendo e a medida que isso acontece aumenta a demanda por serviços, as empresas estão preocupadas com a grande quantidade de pessoas que necessitam desses serviços que estão adotando tecnologias para ocasionar no melhoramento do atendimento e na qualidade dos serviços.

 

Hoje em dia os serviços são responsáveis por gerar boa parte dos empregos nos países desenvolvidos com isso percebe-se que as empresas que estão co-relacionadas com a área de serviços tem contribuído cada vez mais para a geração de renda para a população e ao mesmo tempo essas empresas tem intensificado no vasto crescimento da economia dos países em desenvolvimento e mais de um terço nos desenvolvidos. Os textos estudados apresentam uma linguagem clara e objetiva fazendo com que o leitor tenha um entendimento do assunto tratado, o mesmo esta voltado para graduandos do curso de administração e outros cursos nos quais apresentam a disciplina de marketing de serviços, alem de empresários interessados na área de serviços.

 


Vagas de trabalho