Artigo / Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho

Clima organizacional e endomarketing: uma análise teórica

O presente artigo tem como objetivo resgatar e relacionar informações pertinentes sobre clima organizacional e endomarketing nas organizações.

A impressão que o clima exerce sobre o desempenho dos colaboradores nas organizações é um elemento de importância em relação à eficiência organizacional. Nesse sentido, no presente artigo têm-se como objetivo resgatar e relacionar informações pertinentes sobre clima organizacional e endomarketing nas organizações. O clima organizacional é visto como a percepção que os colaboradores têm sobre o ambiente de trabalho e o endomarketing é o próprio marketing voltado para dentro da organização que procura melhorar o relacionamento interno do ambiente de trabalho. Por meio de uma revisão bibliográfica, busca-se tecer reflexões para melhor entendimento da relação entre os temas. Observou-se que para um processo de endomarketing ter sucesso, é indispensável que seja feita a pesquisa de clima organizacional a fim de que os resultados deste processo sejam alinhados com as metas e estratégias da organização.

Faça o download agora

Tags: clima organizacional comunição endomarketing