Artigo / Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho

Endobranding: uma ferramenta pujante na diminuição do turnover de empresas no Brasil

O turnover pode ser ocasionado por diversas variáveis exógenas ou endógenas à empresa. No entanto, investir em uma política direcionada ao colaborador, levando-o a integrar-se de forma completa aos valores que a empresa considera primordial é uma das maneiras mais eficientes de evitar o turnover

Este artigo se propõe a analisar dois temas pouco conhecidos por gestores no Brasil, afim que, se possa identificar como um modelo de gestão pode ser utilizado como uma ferramenta para organizações que se deparam com um problema significativo de turnover que gera prejuízos tangíveis e intangíveis para mesma. O turnover pode ser ocasionado por diversas variáveis exógenas ou endógenas à empresa. No entanto, investir em uma política direcionada ao colaborador, levando-o a integrar-se de forma completa aos valores que a empresa considera primordial é uma das maneiras mais eficientes de evitar o turnover, e, sobretudo, não gerar dúvidas na tomada de decisão da empresa quanto a investir ou não em capital humano. Assim sendo, a partir de uma pesquisa exploratória através de um estudo de caso com uma empresa do ramo alimentício, foi possível verificar que o endobranding é, sem dúvida, uma ferramenta importante na diminuição do turnover principalmente para aqueles funcionários que exercem funções chaves dentro do âmbito empresarial, e, além disso, propicia uma alta expressividade da imagem da empresa para o mercado.

Faça o download agora

Tags: Branding interno Capital Humano Endobranding Endomarketing Gestão Gestão de Pessoas Governança Corporativa Marketing Marketing interno RH Estratégico Turnover

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração