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Gestão da qualidade na contratação pública: a aplicabilidade de ferramentas da qualidade no aperfeiçoamento do processo de contratação por inexigibilidade de licitação na ABC S/A

A finalidade e objetivo geral do artigo é analisar a aplicação de ferramentas da qualidade no processo de contratação por Inexigibilidade, identificando de que forma essas ferramentas podem contribuir para o seu aperfeiçoamento.

A finalidade e objetivo geral do presente artigo é analisar a aplicação de ferramentas da qualidade no processo de contratação por Inexigibilidade, identificando de que forma essas ferramentas podem contribuir para o seu aperfeiçoamento. É através do processo de contratação pública que a Administração deve adquirir bens e serviços, seja via licitação ou de forma direta, por Dispensa ou Inexigibilidade. O procedimento de contratação por Inexigibilidade é carente de métodos de planejamento e controle, o que pode ter relação com os inúmeros apontamentos de órgãos fiscalizadores devido às inconsistências na sua instrumentalização. Através da pesquisa bibliográfica e entrevistas realizadas, em um estudo exploratório e qualitativo, ficou evidenciado que existe necessidade da utilização de ferramentas da qualidade, o que facilitaria a execução do processo com eficiência, proporcionando melhoria contínua. Através da análise de conteúdo, infere-se que as ferramentas da qualidade podem levar a organização a elevar os níveis de qualidade dos procedimentos por meio da verificação das falhas, descobrindo os principais pontos de atenção para uma solução eficaz, além de diminuir os custos com processos  mais uniformes e proporcionando o entendimento dos fluxos existentes.

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Tags: Contratação Pública Ferramentas da Qualidade Gestão Inexigibilidade Licitação Qualidade