Artigo / Marketing

Marketing de relacionamento como estratégias de fidelização de clientes no segmento educacional

Esta pesquisa tem como objetivo identificar as estratégias de marketing adotadas para fidelizar clientes em empresas de serviços educacionais preparatórios da cidade de Sobral-CE

Perante a necessidade de saber como pequenas empresas de ensino preparatórias, que são instituições onde trabalham com pessoas que buscam entrar na carreira profissional pública e alunos do curso de direito que buscam qualificação, trabalham para atingirem a satisfação dos seus clientes e assim alcançar a captação de longo prazo surge o objetivo de identificar as estratégias de marketing adotadas para fidelizar clientes em empresas de serviços educacionais preparatórios da cidade de Sobral-CE. Essas unidades são pequenas na cidade, porém sabem a alta importância do marketing e o quanto todas suas ferramentas são essenciais. A metodologia compõe-se de uma pesquisa de caráter exploratória, e de natureza qualitativa, onde foi realizada uma análise comparativa através de uma entrevista aplicada as duas mais conhecidas instituições de ensino preparatórias da cidade de Sobral. Os resultados da pesquisa mostram que os empresários conhecem algumas ferramentas bem conceituadas de marketing e utilizam para a fidelização dos clientes, mas ainda de uma forma amadora. Também mostra necessidade que seja visualizada mais as diversas pesquisas envolvendo o assunto apresentado, pois o assunto é conhecido, entretanto pouco aplicado em instituições de pequeno porte no segmento educacional.

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