Mais comentada

Como elaborar um artigo científico?

O artigo científico é muito utilizado para transmitir informações e resultados sobre determinadas pesquisas de cunho cientifico

iStock

Um artigo científico pode ser de revisão, onde apresenta um estudo sobre determinado tema a fim de estabelecer um debate ou relação entre as ideias de um ou mais autores pesquisados; ou pode ser original  em que apresenta dados originais obtidos através do desenvolvimento de estudos experimentais ou observacionais que partem de um referencial teórico.

Um artigo científico deve conter além de algumas informações essenciais para o entendimento de todos os interessados naquele estudo, deve ter um discurso fluido, explicativo, de caráter formal e uma formatação padrão.

A intenção de quem escreve um artigo científico, é que ele seja compreendido por qualquer membro do grupo-alvo, isto é, ao qual se destina. Deve seguir as regras da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas e conter a seguinte estrutura: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

Elementos pré-textuaissão elementos que irão identificar o seu trabalho.

- Capa contendo nome da instituição, do aluno, título do trabalho, cidade e ano em que o trabalho foi produzido.
- Resumo de 150 a 350 palavras contendo um breve relato sobre o que se trata o trabalho, objetivo geral, metodologia aplicada e principais resultados. Deve ser feito também em língua estrangeria, geralmente o inglês, mas há casos em que o resumo é feito também em espanhol.
- Palavras-chave, de três a cinco, separadas por vígula. Também devem constar no resumo em língua estrangeira. 

Elementos textuais: estruturam o corpo do artigo. Nos elementos textuais constarão a introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais. 

- Introdução é para dar início ao tema ou pesquisa que você irá apresentar. É uma espécie de apresentação do seu artigo e deve conter algumas respostas a pergunas como: Do que se trata a pesquisa? Por que tal pesquisa foi desenvolvida? Qual o seu referencial teórico utilizado na pesquisa? O que se sabe sobre o tema? Como a pesquisa foi realizada?
- Desenvolvimento corresponde a parte onde serão apresentados os resultados obtidos com a pesquisa ou levantamento teórico. Se o artigo foi de revisão, o texto deverá ser divido de acordo com subtemas abordados. Se o artigo for original, o texto deverá ser divido em referencial teórico (informações que darão sustentação a sua pesquisa), metodológia (procedimentos e métodos utilizados na pesquisa realizada) e resultados (análise dos dados apurados). 
- Conclusão quando trata-se de um artigo original e considerações finais quado se trata de um artigo de revisão. Tanto um como outro, devem trazer os aspectos mais relevantes do trabalho e responder ao objetivo principal do artigo. 

Elementos pós-textuais: apresenta itens de caráter obrigatório e outros facultativos. Devem estar no fim do trabalho. É uma espécide de complemento ao trabalho apresentado. 

- Notas são elementos facultativos, com informações curtas e complementares. Devem aparecer em sequencia de acordo com a ordem em que aparecem no texto. 
- Referências
são de caráter obrigatório e devem estar em ordem alfabética de acordo com as normas da ABNT. São todos as obras ou documentos que você utitlizou para a realização do seu artigo.
- Glossário
também de uso facultativo, é utilizado para dar sigiificado a nomes técnicos.
- Apêndice
são informações complementares elaboradas pelo autor. Podem ser tabelas, textos explicativos entre outros. Sua utilização é facultativa.
- Anexo
 são informações complementares não elaboradas pelo autor como por exemplo respostas de um questionário. Sua utilização é facultativa.
- Agradecimento
 também de uso facultativo, serve para agradecer aqueles que de alguma forma, contribuíram para a execução do artigo.  

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: abnt acadêmico artigo científico faculdade trabalho