5 dicas para construir o currículo ideal afim de recolocar-se em 2018

A maioria das pessoas não sabem ou não tem consciência que não há receita pronta para o currículo perfeito, e o que há são tendências.

A maioria das pessoas não sabem ou não tem consciência que não há receita pronta para o currículo perfeito, e o que há são tendências.

A princípio pode parecer confuso que estou dizendo, mas se você observar os resultados das pesquisas na Internet perceberá que quando buscamos por informações, modelos ou imagem de currículos encontrará sugestões em relação à estrutura e abordagem dentro do documento segue uma linha direcionada referente a sua área de interesse.

Uma tendência visível em tempos atrás, o currículo era filtrado por informações contidas e lá trazia toda a trajetória profissional, em modo geral para o mercado de trabalho era bem-visto e poderia valer para inúmeras oportunidades distintas.

Hoje não mais, as tendências são constantes e não param. O tempo é um bem valioso para as empresas e para você em decorrência disso, nos é cobrado que façamos um documento cada vez mais coerente que se enquadre a elas.

Afinal, o que é preciso saber antes de iniciar a elaboração de um documento usado como veículo principal de trabalhabilidade?

Trabalhabilidade: é novo profissional para carreira desejada no cenário corrente, este conceito atende a um mercado que necessita de pessoas criativos e talentosos.

Antes de começar a preocupar com estrutura, formatação, fonte, títulos do currículo, não vou abordar essa parte aqui, pois, existem inúmeros sites com bons conteúdos e acredito que já deve ter pesquisado. A finalidade aqui é trabalhar em algumas consciências simples que podem-lhe ajudar a sair na frente para elaborar um bom currículo.

— Sabemos que o currículo é um documento que detalha toda a sua história profissional na sua área de interesse.

1 — Para ser bem-visto, busque colocar qualidade que é bem diferente de quantidade, ou seja, em relação a exagero pense que menos sempre é mais.

2 — O currículo também é o seu portfólio por isso atente as informações verdadeiras e concisas. Mentir, jamais e pode ser mal visto pelo recrutador. Pode acontecer de não falar na entrevista, mas irá sacar logo perderá oportunidades.

3 — Não esqueça! Faça análise de cada oportunidade de trabalho e adapte o seu currículo a elas.

4 — A finalidade do currículo é para gerar entrevistas. Por isso não explicite tudo no currículo assim o recrutador terá a oportunidade para conversar mais com você em situações que mais chamou a atenção dele.

5 — Autoconhecimento e autoconfiança serão pontos fortes que alavancaram na conquista da vaga emprego.

Agora, mão à obra!

Presleyson Lima
www.presleyson.com.br

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: carreira currículo desemprego dicas emprego Trabalhabilidade trabalhar trabalho vaga vagas