A Psicanálise e o Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Cada ser humano é um ser inteiro, com todas as suas características, emoções, sentimentos, desejos, sonhos, e também com as suas limitações e com os seus fantasmas e sombras que lhe acompanham pela vida, muitas vezes influenciando as suas atitudes e o seu jeito de ser.

A Psicanálise tem como principal foco de atuação a essência do ser humano, na sua subjetividade e individualidade, procurando contribuir para que o indivíduo construa o seu autoconhecimento, a partir da reflexão sobre a sua história de vida e das suas experiências vivenciadas, procurando dá novos significados e importância às situações que lhe causaram algum sofrimento, para que assim, possa lidar melhor e sem sofrimento com os acontecimentos que lhe constituíram um ser único, com o seu temperamento; a sua forma de enxergar o mundo e a si mesmo; o seu jeito de pensar e as suas atitudes consigo mesmo, com as pessoas do seu convívio e com o mundo ao seu redor.

Cada ser humano é um ser inteiro, com todas as suas características, emoções, sentimentos, desejos, sonhos, e também com as suas limitações e com os seus fantasmas e sombras que lhe acompanham pela vida, muitas vezes influenciando as suas atitudes e o seu jeito de ser.

As empresas são feitas de pessoas, e são elas, as pessoas, que determinam o sucesso ou o fracasso do negócio. O fator humano tem sido reconhecido como um fator fundamental para as organizações e atualmente é citado como um de seus ativos mais importantes.

As pessoas constituem o principal ativo da organização. Esse é o principal paradigma adotado pelas organizações que pretendam não apenas se manterem no mercado, mas crescerem, prosperarem e tornarem-se referências nas suas áreas de atuação.

Como é inseparável a identidade pessoal da identidade profissional, o indivíduo leva para a sua vida profissional toda a carga emocional e comportamental da sua essência e da sua vida pessoal.

Dessa forma, para contribuir no desenvolvimento profissional do indivíduo, torna-se necessário trabalhar o seu desenvolvimento pessoal; a sua melhoria de qualidade de vida e principalmente a sua forma de enxergar o mundo e a si mesmo e a sua forma de
pensar e agir no mundo. Isso vai refletir em todas as áreas da sua vida e vai influenciar na sua colaboração para a construção do clima organizacional saudável em todos os ambientes e lugares por onde passar.

Esse é o desafio da Psicanálise Organizacional, aliar os conhecimentos e as técnicas da Psicanálise aos conhecimentos e as técnicas da Gestão Empresarial, principalmente em relação às pessoas que compõem a Organização, contribuindo para a melhoria do Clima Organizacional e para a melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho.

Um abraço e até a próxima publicação.

Gilson Tavares

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: carreira desenvolvimento pessoal desenvolvimento profissional gestão comportamental gestão emocional inteligência emocional liderança psicanálise