Chieko Aoki, “a dama da hotelaria”

Entrevista exclusiva com a fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels que transformou seu negócio em uma das maiores cadeias hoteleiras do país e benchmark em excelência de serviços no setor, e sua interação com os Profissionais de Secretariado que neste mês celebram o seu dia.

Divulgação

Em julho de 2017, em parceria com o Portal Administradores, lançamos a série “Pessoas que Inspiram’, onde tive o privilégio e a oportunidade de entrevistar Secretárias e empresários de sucesso como: Luiza Helena Trajano, Carlos Wizard Martins e Marcelo de Carvalho, (acesse o conteúdo dos artigos anteriores e confira as entrevistas na íntegra) neste conteúdo, profissionais da área e empresários abordam as características e a grande relevância do Secretariado como parte fundamental de qualquer segmento no mercado de trabalho nacional e internacional, seu amplo desenvolvimento e o realinhamento que aconteceu na profissão nos últimos anos para acompanhar as constantes mudanças deste novo contexto.

O profissional de Secretariado passou atuar como ‘’parceiro de negócios’’ junto ao executivo e seu time.

As portas da valorização e da visibilidade estão abertas, só depende da nossa perspectiva profissional e da avaliação que fazemos do estágio positivo já alcançado, lutando constantemente para reconhecer e trabalhar nossas próprias limitações, arregaçar as mangas e contribuir com o aprimoramento da profissão. Enxergar as possibilidades de crescimento e pertencer de fato, ter orgulho e brilho nos olhos.

A vida está cheia de oportunidades, só precisamos saber plantar e colher as nossas!

Estamos em setembro, mês em que comemoramos o dia do profissional de Secretariado e para celebrar essa data especial, por meio das minhas redes sociais, convidei os profissionais de Secretariado que desejam alcançar uma carreira de sucesso e maior conhecimento e resgatar um sentido que faça a dinâmica da profissão que escolheram para suas vidas valer a pena, e que compreendem o fato de que não podemos nos levar pela inércia dos dias que passam e deixar de perceber que em todas as situações da vida existe o livre arbítrio, onde desenvolvemos o poder da escolha e da decisão de agir.

Agradeço a participação, colaboração e engajamento destas grandes profissionais que encaram os desafios com a mente aberta para novos conhecimentos e sabem que a capacitação e o aprendizado devem ser contínuos e que novos conceitos podem ser adquiridos com frequência.

Quando fazemos parte de uma grande rede de contatos, podemos facilitar nossas oportunidades de crescimento na área em que atuamos e aprender muito com os mais experientes, agradeço a cada uma que enviou sua pergunta para essa grande empresária e líder feminina.

Você Profissional de Secretariado como entrevistador e protagonista da sua carreira alimentando a atitude e os pensamentos que influenciam positivamente ações e os resultados no dia-a-dia.

Neste mês especial para o Secretariado, presenteamos você amigo leitor com as perguntas de Secretárias que estão dispostas a fazer acontecer na carreira e com o conhecimento da querida Chieko Aoki, carinhosamente chamada de “a dama da hotelaria”, Chieko gentilmente se dispôs a responder as perguntas enviadas pelas profissionais citadas em cada pergunta.

É sempre uma alegria trazer a marca de colegas do Secretariado para este projeto, disseminando e potencializando conhecimentos por meio de conexões inspiradoras.

Chieko é formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com cursos em Administração na Universidade de Sofia, em Tóquio, e de Administração Hoteleira na Cornell University, nos Estados Unidos.

Trabalhou em diversos lugares do mundo como Estados Unidos, Ásia e Europa, como presidente da rede Caesar Park e como vice chairman da Westin, a mais antiga rede hoteleira dos Estados Unidos.

Chieko, carinhosamente chamada de “a dama da hotelaria”, deu início à Blue Tree em 1997, para criar rede com alto padrão de serviços a tarifas mais acessíveis.

A rede conta hoje com 23 hotéis no Brasil, e também uma empresa de alimentos, a Noah Gastronomia.

Participa de diversas organizações privadas e governamentais e gosta especialmente de colaborar com o fortalecimento dos laços comerciais e de amizade entre os países.

Chieko Aoki foi eleita uma das 25 melhores presidentes de empresas do Brasil. A lista elaborada pela revista Forbes, de julho/17, selecionou grandes executivos que demonstraram destreza ao enfrentar crises políticas e econômicas, alcançando o crescimento mesmo em momentos difíceis para o País.

Seu hobby é ficar em casa, lendo, assistindo filme e cantando no karaokê.

Com vocês, a mulher, líder e  empresária de sucesso Chieko Aoki e as caras colegas do Secretáriado.

Como uma mulher (real) que chegou tão longe, em um cargo ou status que antigamente era predominado por homens, como foi passar por todo esse caminho, deixar de lado as vaidades e provar que competência é inerente a sexo, raça e qualquer outra diferença social, biológica ou psicológica?

Jessika Bernardino
Assistant Executive
Deloitte

Chieko Aoki: Aprendi desde criança a controlar os impulsos naturais que temos de definir o espaço, direito, desejos, enfim tantas coisas que acreditamos serem nossas. Por isso, nunca reivindiquei que minhas realizações fossem reconhecidas o que, por outro lado, facilitou o meu trabalho por não ser concorrente dos meus colegas homens. Mas, todos precisaram uns dos outros porque ninguém é completo. Vivemos em complementaridade e, para ser útil, sempre fortaleci o que mais gostava ou tinha facilidade em aprender. Assim, ainda hoje, não me preocupo com os outros e sim em ser melhor e mais útil o que, como consequência, me ajuda a conquistar meu espaço.


Muitas vezes quem está na posição de ‘’chefe’’ da secretária (o) sabe da capacidade do profissional, mas as outras pessoas possuem uma visão distorcida das suas atribuições. Você acha que as pessoas hierarquicamente abaixo de você enxerga o profissional de secretariado da mesma forma que você enxerga?

Kamila Cristina Navas
Secretária da Presidência no Banco CBSS


Chieko Aoki: As pessoas nos avaliam na medida da nossa interação com elas e o resultado deste convívio. Acredito que relacionamento positivo ajuda transmitir imagem correta das pessoas, seja junto a pessoas hierarquicamente acima ou abaixo. As pessoas acima ou a quem reporta, tem melhores condições de avaliar pela proximidade e relacionamentos que transformam-se em laços de amizade, de convívio etc.

Quando você pensa na melhor assistente que já teve, por que você a considera a melhor? Quais foram seus acertos?

Simone Cunha Reis
Secretária Executiva Trilíngue - Inglês, Espanhol, Português | Office Manager | Criadora de Conteúdo.
The Estée Lauder Companies

Chieko Aoki: A melhor assistente é a pessoa que cuida da gente como pessoa da família ou amiga. Acredito que aprende-se a fazer um bom trabalho tecnicamente, com experiência e aprendizado mas o saber cuidar é mais difícil e exige muita dedicação.

Considerando as atividades desenvolvidas pela Secretária e seus conhecimentos técnicos e comportamentais, o quão estratégico você entende ser o papel dela?

Daniela Simão
Secretária Executiva ViaQuatro

Chieko Aoki: O papel da secretaria é muito importante porque é uma parte de tudo de um chefe. Ela resolve os problemas, busca soluções, toma decisões e faz tudo que os chefes não conseguem fazer. A secretaria é pessoa mais intima que conhece as dores e alegrias, mais do que a sua família.

Quantas secretárias você teve ao longo da sua vida profissional? Em algum momento teve a oportunidade de promover alguma destas profissionais que demonstrou competência para alçar voos maiores? E como você incentiva esta profissional no seu dia-a-dia?

Mary Souza
Sênior Executive Assistant/Office Manager
Casa dos Ventos Energias Renováveis

Chieko Aoki: Ao longo da minha carreira tive diversas secretárias e a grande parte assumiu posições de liderança. Uma delas, inclusive, é hoje empreendedora nos Estados Unidos, com muito sucesso. Outras assumiram cargos diretivos. Outras continuaram secretárias. Ascensão ou não depende das pessoas, porque posso criar condições, mas a decisão de desenvolver é de cada uma.

Em sua opinião, como o profissional de secretariado pode contribuir mais diretamente com os resultados da equipe e da empresa de forma geral? E como mudar o mindset de empresas e executivos para passarem a enxergar o profissional de Secretariado com potencial para gerir metas e possuir plano de carreira?

Meire Macedo
Assistente Executiva at Natura

Chieko Aoki: Todas as pessoas gostam de trabalhar com equipe que contribuiu, é proativa e resolve problemas, cria soluções. Secretárias é mesma coisa. A iniciativa de resolver está nas mãos da Secretária que pode surpreender o seu superior com sua proatividade. Conheço muitas mulheres que começaram a carreira como Secretárias e chegaram a Presidente de grandes empresas. Acredito que conquista é de cada um, não dos outros fazerem por nós.


Este é um projeto autoral, sem fins lucrativos que visa fomentar o empreendedorismo no Secretariado.

Se você tem interesse em contribuir com o projeto e melhorar a atuação da profissão, entre em contato comigo!

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: ATITUDE BLUE TREE CARREIRA CHIEKO AOKI ENTREVISTA EXECUTIVE ASSISTANT INTRAEMPREENDEDORISMO NEGÓCIOS PESSOAS QUE INSPIRAM SECRETARIADO SECRETARIAS SETEMBRO