Você está preparado para ser um Líder Exponencial?

Ontem participei do VIII CEO fórum 2018 da #amcham, com um time de líderes excepcionais que encararam de frente a exigência desta nova era tecnológica e que estão transformando suas organizações de uma forma muito positiva e humana. Jaqueline Weigel, CEO da W Futurismo iniciou sua palestra com uma impactante introdução lançando uma pergunta que cabe muita reflexão: Você está preparado para liderar negócios que impactam positivamente a sociedade?

Por alguns segundos minha mente foi até 2045 e voltou, uma viagem muito rápida, mas que trouxe insights e reflexões muito ricas e, dentre elas a de que o futuro começou ontem (talvez estejamos atrasados), mas que é possível iniciar hoje, porque estar preparado para liderar as transformações que o mundo precisa requer muito desenvolvimento e, principalmente autoconhecimento.

E por que Liderança Exponencial? Cada vez mais me deparo com termo exponencial, um termo muito utilizado em matemática para determinar uma função que é utilizada para representar cenários onde a taxa de variação é considerada alta quando analisada no tempo, por exemplo, o desenvolvimento das bactérias. Já a Liderança Exponencial é aquela onde o líder se depara com um cenário complexo, incerto e ambíguo onde novas competências e atitudes são exigidas a todo o momento para que as tomadas de decisões e mudanças de curso aconteçam de forma rápida sem prejudicar os resultados.

E como se tornar um Líder Exponencial? Os pilares da liderança exponencial requerem algumas habilidades imprescindíveis que permitem ao líder interagir com sucesso nesse mundo em rápida e constante transformação. E neste contexto destaco 4 papéis fundamentais aos quais o líder exponencial precisa dominar e entender como integrá-las de forma que uma influencie a outra de forma positiva.

Os 4 papéis fundamentais são:

Futurista: O futuro é criado hoje por líderes que tem a capacidade de se antecipar as dificuldades de forma consciente, que questionam o status quo e que enxergam novas possibilidades. Mais do que gerenciar riscos com uma variedade de relatórios que sintetizam variáveis conhecidas, esse líder trabalha igualmente com o que é desconhecido.


Inovador: O líder inovador sabe utilizar todos os recursos a sua disposição com muita maestria e criatividade. Ele consegue compreender a necessidade de uma comunicação mais interessante de forma a extrair e colecionar insights criando novas possibilidades dentro e fora das organizações. O líder inovador tem uma mentalidade de crescimento e estão sempre trabalhando soluções e idéias para transpor os obstáculos.


Tecnológico: Dia após dia vão surgindo novas tecnologias numa velocidade cada vez maior e o líder exponencial tem de estar atento para identificar quais estas tecnologias impactarão diretamente na sua organização e no seu mercado. Para isso é necessário entender as mudanças tecnológicas e como estas estão afetando o mundo hoje e entendendo as exigências de consumo do novo mundo.


Humanitário: Líderes exponenciais conseguem interconectar os 3 papéis citados anteriormente e agir de forma transparente e com responsabilidade social e ambiental para impactar de forma positiva a vida das pessoas e da sociedade com o objetivo único de transformar o mundo num lugar melhor para todos.

O grande aprendizado que levo deste evento é de que Líderes Exponenciais não são meros espectadores dos acontecimentos. Eles são o fator transformador de si mesmos e de tudo o que os rodeia. Eles encaram os desafios da mudança com muita responsabilidade e compromisso porque sabem que causam um impacto enorme na vida das pessoas. Eu me sinto preparado.

E você, está preparado?

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(1)
Tags: Exponencial Futuro Gestão Liderança