Você sabe a diferença entre Ouvir e Escutar?

Nos dias corridos que temos, tendemos a não mais escutar as pessoas ao nosso lado, por falta de atenção e até falta de vontade mesmo, e isso repercute negativamente em nosso meio.

 

Na empresa em que trabalhamos, no curso em quem estudamos e até mesmo na nossa casa é comum as pessoas nos falarem algo e depois nós não sabermos o que foi dito, da mesmo mesmo forma quando você fala algo a alguém.

 


Ouvir não é o mesmo que escutar, ouvir é um processo mecânico referente ao sentido da audição, é além de sua vontade, ao não ser que tape os ouvidos, por isso de nada adianta a pessoa apenas ouvir se não puder interpretar a comunicação, ouvir uma conversa, ou assistir um filme em outra língua que você não conhece, de nada adianta porque você apenas ouviu e não entendeu ou compreendeu.

Escutar já não depende só do ouvir, requer uma atenção ao assunto, e até mesmo da sua vontade em entender do que se trata, sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, levar em consideração e agir, podendo aceitar ou não.

 

Para crescer pessoal e profissionalmente é necessário saber escutar, pois as mudanças organizacionais e da sociedade nos dias atuais aumentam a competição entre as pessoas, afinal hoje todo mundo tenta se mostrar de alguma forma, passar suas ideias, criar seguidores, porém na maioria das vezes não estão dispostas a escutar.

 

Recentemente vi isso em um grande empresario que resolveu enveredar pelo ramo politico e se decepcionou, não só eu como várias pessoas que estavam ao seu redor não conseguiam uma comunicação direta, pois ele estava sempre mais atento ao celular do que diretamente as pessoas que estavam a seu lado, terminando por torná-lo quase um robô pois suas respostas eram sempre as mesmas independente de quais fossem as perguntas, o resultado é que não atendia nem quem estava ao celular muito menos que estava ao seu lado, ele só ouvia mais não escutava ninguém.

 

Essas falhas na comunicação tendem sempre a prejudicar suas relações independente do eixo que se encontra, afinal a ideia que passa é que você esta mais preocupado com você mesmo do que com as pessoas que estão ao seu lado. Aprenda a escutar de atenção, as vezes não irá gostar do que vai escutar, mais mesmo assim escute, nosso crescimento depende não só das coisas boas, mais de ruins também.

 

 

 

E então vai continuar só ouvindo ou vai aprender a escutar?

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)