Fake news e pós-verdade: entenda do que se trata

Quando falamos das fake news na atualidade, estamos nos referindo a notícias que aparentam ser verdadeiras, que em algum grau poderiam ser verdade ou que remontam situações para tentar se mostrar confiáveis.

Como profissional de comunicação social e marketing, vejo muitos colegas e familiares compartilharem notícias falsas ou distorcidas da realidade como sendo uma verdade. Ações como estas, podem trazer males à imagem de uma pessoa ou instituição, e quem compartilhar, muitas vezes presta um desserviço à sociedade.

Em meu livro Mobile Marketing (2015) afirmo que as pessoas se tornaram hiperconectadas e prossumers – elas tanto consomem (recebem) quanto produzem (criam e/ou compartilham) conteúdos diversos o tempo inteiro. O que acontece muitas vezes, é que as pessoas de maneira geral não checam a veracidade das notícias que recebem e saem compartilhando indiscriminadamente, na pseudojustificativa de que estão fazendo o bem ou tentando ajudar. Pois é, nos últimos tempos, houve um aumento de notícias falsas, que tecnicamente na comunicação chamamos de fake news.

O historiador Robert Darnton, professor da Universidade Harvard, sinaliza em um de seus artigos que as notícias falsas existem desde a Idade Antiga. Quando falamos das fake news na atualidade, estamos nos referindo a notícias que aparentam ser verdadeiras, que em algum grau poderiam ser verdade ou que remontam situações para tentar se mostrar confiáveis.

Por isso há de ser ter cuidado: as notícias falsas não são apenas aquelas extremamente irônicas, que têm o intuito de ser engraçadas e provocar o leitor. As notícias falsas atualmente buscam disseminar boatos e inverdades com informações que não estão 100% corretas sobre as pessoas, partidos políticos, países, políticas públicas e outras variáveis.

Outro conceito que também vem ganhando notoriedade nos cursos de comunicação social e na mídia especializada é o de pós-verdade.

Pós-verdade foi eleita a palavra do ano em 2016 pelo Dicionário Oxford. De acordo com o Dicionário Oxford, pós-verdade é um adjetivo “que se relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e crenças pessoais”.

Explicando de forma mais objetiva – a pós-verdade desconsidera uma verdade e coloca um fato, real ou não, como verdade absoluta considerando as suas emoções e crenças.

Em tempos de propagação de notícias, a dica de ouro é: analise sempre o que você recebe, cheque a veracidade e cuidado com o que compartilha.

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: fake news pos verdade