Se quer estar num lugar melhor, busque saber como chegar até lá

Tudo o que você estudou até hoje, seja na escola ou através de outras fontes, te fizeram ter sua atual visão de mundo, viver de acordo com ela e tomar decisões através dela. Há pessoas que estão em outros patamares de vida, onde talvez você desejasse estar. Talvez mais ricos, mais felizes ou mais qualquer coisa que você. E isso me traz uma frase de Paulo Vieira, um Coach muito conhecido em nosso país, que diz: "O que eu não tenho é pelo o que eu não sei, porque se eu soubesse eu já teria." Sim, as pessoas sobem degraus na vida após adquirirem conhecimento e através dele, experiência.

Quem me conhece sabe o quanto sou viciada, fascinada e apaixonada por livros. Gosto de livro físico sabe, pegar na mão mesmo, grifar, folhear. Lembro bem das datas comemorativas como Natal, Páscoa e aniversário por exemplo, quando minha mãe vinha me perguntar o que eu queria ganhar (isso com meus trinta e poucos anos já), e eu abria aquele sorriso iluminado, vibrante e dizia : UM LIVRO! Até um certo tempo ela até me dava os livros que eu queria, mas depois não queria mais me dar livros. Lembro com clareza de um dia em específico que isso ocorreu. Quando eu disse com o maior sorriso de felicidade que queria um livro, já vi aquele olhar de insatisfação e logo em seguida a frase: Não vou te dar um livro, você já tem muitos. Oras, fiquei realmente chateada e disse que então não queria presente nenhum. Mas fiquei pensando que mãe não se sentiria feliz de ver um filho apaixonado por conhecimento e livros?

Em outra ocasião ela me perguntou pra que tantos livros? Confesso que respirei fundo e disse a seguinte frase: um dia estarei onde eu quero e aí você vai entender para que tantos livros. Adoro minha mãe, mas acho que ela tem ciúmes dos meus livros rs. Enfim, como você deve imaginar, tenho mais livros em minha estante do que dou conta de ler, e sempre compro mais. E faço isso sem culpa, de verdade. Até que um dia li um exemplar de "A Lógica do Cisne Negro", que citava Umberto Eco, um italiano escritor, filósofo, linguísta e mil outras coisas. Esse senhor possuia uma bibioteca pessoal com mais de 30 mil livros. Nesta obra o autor faz esta interessante citação: "uma biblioteca particular não serve para inflar o ego, mas é uma ferramenta de pesquisa. Os livros já lidos são muito menos valiosos que os não lidos. A biblioteca deveria conter o máximo do que você não conhece [...] Você vai acumular mais conhecimento e mais livros conforme envelhece e o crescente número de livros não lidos nas prateleiras olharão para você ameaçadoramente. Na verdade, quanto mais você sabe, maiores são as fileiras de livros não lidos." Resume-se nessa ideia de que quanto mais sabemos, mais sabemos que não sabemos. Pode parecer confuso, mas quanto mais lemos, mais percebemos que há mais conhecimentos que não temos e queremos ler mais para entender isso. Mas perceba que é um caminho sem fim, pois sempre haverá algo que não sabemos e essa é a parte mais incrível!

Te contei toda essa história por apenas um motivo: te fazer entender que você está onde está (seja em um momento bom ou ruim da sua vida) porque tem uma certa "quantidade de conhecimentos". Pense comigo, tudo o que você estudou até hoje, seja na escola ou através de outras fontes, te fizeram ter sua atual visão de mundo, viver de acordo com ela e tomar decisões através dela. Há pessoas que estão em outros patamares de vida, onde talvez você desejasse estar. Talvez mais ricos, mais felizes ou mais qualquer coisa que você. E isso me traz uma frase de Paulo Vieira, um Coach muito conhecido em nosso país, que diz: "O que eu não tenho é pelo o que eu não sei, porque se eu soubesse eu já teria." Sim, as pessoas sobem degraus na vida após adquirirem conhecimento e através dele, experiência. E quando falo em degraus não estou falando somente de dinheiro, mas de sucesso, de felicidade, de realização, de qualidade de vida, de saúde e qualquer coisa que possa ser importante para um ser humano. O conhecimento te abre os olhos, te abre portas, você percebe sua realidade de outra maneira e é isso que te faz ser melhor para si mesmo.

Há tanto à nossa volta para desvendarmos. Seja curioso, busque conhecimentos. Se quer estar num lugar melhor, busque saber como chegar até lá. Saia da inércia, seja mais, pois você merece mais!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: conhecimento leitura