Seja um líder exemplar

O exemplo é uma das maiores formas de alcançar os resultados desejados em seu papel de líder, não adianta somente falar é preciso fazer.

          Quero começar esse artigo com uma pergunta para que possamos refletir, sou um líder que dou exemplo ou sou do tipo “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”?
          Talvez você nunca tenha parado para pensar ou não ache muito importante, mas peço que reflita sobre o assunto. Lembre agora de quando você era criança e lembre quando seu pai ou sua mãe lhe pedia algo, como não abrir a porta da geladeira descalço, pois você poderia levar um choque, mas pouco tempo depois seu eles mesmos iam lá na geladeira e abriam a porta descalço, o que você falava “pai o senhor disse que não podia abrir a porta da geladeira descalço?”. O que isso tem haver com nosso assunto, tudo a ver.
          Nossos pais são os nossos primeiros líderes, então nos inspiramos neles, assim também funciona nas empresas, os coordenadores, gerentes, supervisores ou qualquer outra nomenclatura que são líderes em suas empresas são inspirações para seus subordinados, mas essas inspirações podem ser positivas ou negativas e isso vai depender da postura do líder.
          Como o líder pode querer algo do seu liderado se ele mesmo não é capaz de fazer?. A postura mais adequada, que melhor vai fazer o liderado atender aos pedidos do líder, consequentemente atender os propósitos da empresa, será através do exemplo. Tudo o que o líder faz está sobre os olhares dos seus liderados, cada movimento, cada palavra, cada gesto, pois os líderes são inspiração, são exemplos para cada liderado e cabe ao líder ser um bom ou mau exemplo. Lembre-se o exemplo que dei dos pais, sempre que eles nos pediam algo e estavam certo, ou seja, que eles de fato faziam o que pediam, nós como filhos, sentíamos a obrigação de fazer o mesmo, de seguir o exemplo deles. Assim funciona dentro das organizações, o liderado ao ver o exemplo positivo sentirá na obrigação de fazer o mesmo e posso dizer algo maior, sentirá satisfação em demonstrar que está fazendo o mesmo que o líder ou até melhor.
          Seja exemplo positivo dentro da sua organização, demonstre respeito ao dar exemplo, seja a inspiração para seus liderados e você verá resultados surpreendentes.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)