Mais comentada

Empreendedor de sucesso: como ser um?

Empreender é uma das melhores formas de conseguir sua independência financeira. Sou um incentivador do empreendedorismo digital. Neste curso artigo você vai aprender dicas para se tornar um empreendedor de sucesso.

iStock

Tomar a decisão de se tornar dono do próprio negócio é um passo muito grande. Porém, infelizmente, muitas dessas pessoas não têm conhecimento sobre empreendedorismo. Ninguém consegue chegar em lugar algum sozinho, e para ser um empreendedor de sucesso você precisará de ajuda. Tem interesse? Vamos continuar.

Mantenha-se atualizado(a) sobre seu nicho

O mundo atual muda constantemente, e é fundamental para você e sua empresa acompanhar essas mudanças.
Um empreendedor de sucesso não fica estagnado em um mesmo conceito, tudo muda, ainda mais no mundo dos negócios.
Incentive sua equipe para manterem-se atualizados, desse modo, vocês já estarão preparados para qualquer mudança de mercado. Já dizia o grande filósofo: um empreendedor de sucesso não entra duas vezes no mesmo rio.

Persistir é preciso

Ninguém ganha nada na vida desistindo facilmente das coisas, do mesmo modo, um empreendedor de sucesso tem de ser persistente. Ser insistente é uma característica fundamental para de ter sucesso no negócio. Se algo deu errado, reveja todo o percurso e descubra o motivo.

É preciso ser inteligente para enxergar saídas, para ver mercados em potencial ou nichos que sejam desfavoráveis. Entretanto, muitos empreendedores acabam confundindo persistência com teimosia, desse modo acabam caindo em um buraco.
Você deve ser insistente, não teimoso, aprenda a diferença entre as duas coisas.

Escute Seus Clientes

O empreendedor de sucesso sabe da importância de ouvir seus clientes, eles quem compram seu produto, então eles tem uma opinião verdadeira. Nenhum empreendedor consegue ser grande sem ouvir o feedback do cliente. Procure criar uma ouvidoria e esteja sempre acompanhando as opiniões.

Muitas vezes você pode estar tão envolvido com questões administrativas que nem percebe como está a qualidade do produto, o cliente sempre tem razão. Acatar conselhos fará com que seu produto sempre tenha uma boa qualidade. Saber ouvir é essencial para todo empreendedor de sucesso.

Planeje, Mas Não Muito

Embora ter iniciativa seja importante para o empreendedorismo, ser consciente. Agir sem pensar pode ser um grande erro.
Planeje as coisas básicas do seu negócio, esteja sempre preparado para qualquer imprevisto. Mas lembre-se que imprevistos acontecem, se matar de planejar será em vão.

Mantenha sempre os pés no chão, e caso jogue as duas pernas para frente, deixe os braços atrás. Nem tudo dará certo, mas você deve ter sempre a opção de consertar. Sendo assim, essas são as dicas para você que quer ser empreendedor. Seja comunicativo, proativo, precavido e bom ouvinte. Seguindo essa dicas você certamente conseguirá ser um empreendedor de sucesso.

Valorize sua equipe

É muito importante que você valorize bastante sua equipe. Nenhuma empresa que despreza seus funcionários consegue sucesso. Converse com as pessoas, faça sugestões, ouça opiniões, faça com que se sintam importantes, e eles de fato são.
Afinal, nenhuma empresa funciona sem trabalhadores. Qualquer que seja a companhia, ela só se mantém por causa dos funcionários. Também é importante que você mantenha um bom relacionamento com seus clientes. Visite-os, pergunte, manter um convívio assim permite que você tenha uma noção do mercado.

A vida não é só trabalho

Um erro que destrói a carreira de muitos empreendedores é a obsessão com o trabalho. Um empreendedor de sucesso sabe disso. Quando você não usa o tempo para cuidar de sua saúde física e mental, tudo desmorona. O estresse toma conta de sua cabeça, e consequentemente, atrapalha seu trabalho.

Trabalhar sob estresse não dá certo em hipótese alguma. Você não consegue pensar direito, e o pior é que começa a transmitir esse sentimento para toda a equipe. Afunda qualquer empresa. Tenha um hobby, pratique esportes, leia, jogue video game, fique leve. Se possível até mesmo proponha uma espécie de happy hour para sua equipe.

No meu blog NucleoExpert você pode acessar mais artigos sobre Marketing e Empreendedorismo. Aguardo sua visita!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)