Mais comentada

Empresas como Mentoring de Startups

Outro dia visitei uma Software House que desenvolve Soluções para Recursos Humanos e eles estão implementando um programa de aceleração, mentoria para Startups, estão realizando uma primeira experiência e validando o modelo.

Outro dia visitei uma Software House que desenvolve Soluções para Recursos Humanos e eles estão implementando um programa de aceleração, mentoria para Startups, estão realizando uma primeira experiência e validando o modelo.

Foi proposto por um grupo de melhorias internas no qual participam colaboradores, internalizar a Startup que está desenvolvendo uma solução complementar aos produtos que a empresa desenvolve.

Inicialmente a empresa será uma tutora destes profissionais e darão todo o apoio no desenvolvimento dos seus produtos, apoio de infraestrutura, técnico e de gestão, neste caso até mesmo apoio referente a Gestão de Pessoas, achei muito bacana a iniciativa.

A empresa que está dando o apoio criou uma espécie de contrato no qual constam inúmeras regras, como:

- Utilização da infraestrutura seguindo basicamente a Governança Corporativa da Empresa;

- Regras de convivência;

- Estar disponível para reuniões conforme os cronogramas.

Dentro deste modelo cada área da empresa deve destinar um dia dentro do mês para dar apoio a Startup, passar um período com a equipe para analisar, validar e melhorar os seus processos e modelo de Gestão, isso certamente irá preparar muito melhor a Startup para o mercado.

Além disso, a empresa cria uma cultura colaborativa no qual todos só tem a ganharem, visto que vários setores da empresa foram envolvidos.

Uma das grandes vantagens é a possibilidade de se testar o produto/serviço com mais facilidade, já que existe uma base de clientes e as melhorias são muito mais fáceis de serem implementadas e validadas.

Existe também a possibilidade de a Startup virar parceira ou até mesmo sócia da empresa que a mentora.

Creio que este seja um modelo que não necessita de um grande investimento para a empresa que mentora/acelera, e a Startup ganha um conhecimento que não tem preço.


Obrigado por tirar uns minutos para ler este artigo!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: administração administradores Colaboração comunicação Empreendedor empreendedorismo eNextLevel Engajamento Gestão Gestão de Pessoas Liderança Mentoria Mentoring RH Startups