Missão, visão e valores: como fazer?

Apesar de vários empreendedores não darem muita ênfase para essa ferramenta, ela é muito importante pois define o que a empresa "É" e para onde deseja "IR"

Antes de falarmos diretamente de MISSÃO, VISÃO e VALORES; temos que essencialmente conceituar ESTRATÉGIA.

ESTRATÉGIA, segundo Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados, ou seja, estratégia empresarial é o conjunto de ações que definem: a especificidade do mercado, os rumos que a empresa seguirá e como vai executar.

Apesar de vários empreendedores não darem muita ênfase para essa ferramenta, ela é muito importante pois define o que a empresa "É" e para onde deseja "IR".

Mas como fazer a MISSÃO, VISÃO e VALORES da minha empresa?

1 - MISSÃO:

Declara a razão de ser empresa hoje. Orienta objetivamente como a empresa deve atuar para cumprir o que está contido com a definição do negócio e na visão da organização. A Missão da organização liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão de ser.

PERGUNTAS FACILITADORAS QUE ORIENTAM NA CONFECÇÃO DA MISSÃO:

1 - O que a EMPRESA deve fazer?
2 - Para QUEM deve fazer?
3 - Para QUE deve fazer?
4 - COMO deve fazer?
5 - ONDE deve fazer?
6 - Qual a RESPONSABILIDADE SOCIAL a EMPRESA tem?

EXEMPLO:

EMBRATEL
“Prestar serviços de telecomunicações globais destinados a atender às necessidades de seus clientes, no Brasil e no exterior, com qualidade, confiabilidade e custos adequados a seus negócios.”

2 - VISÃO:
É a posição que queremos ocupar num cenário futuro, seja em negócios existentes, seja em uma nova composição de negócio. Deve ser uma imagem ambiciosa de um estado que deseja alcançar a longo prazo. É um marco para um ponto de chegada, para a jornada que a empresa vai enfrentar nos próximos dez anos.

PERGUNTAS FACILITADORAS QUE ORIENTAM NA CONFECÇÃO DA VISÃO:

1 - Qual é o nosso objetivo?
2 - Qual é a força que nos impulsiona?
3 - Quais são os nossos valores básicos?
4 - O que desejamos realizar?
5 - O que fazemos de melhor?
6 - O que mudaríamos?

EXEMPLO:

ITAÚ
"Ser o banco líder em performace, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo de marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes."

3 - VALORES
São os princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão. São limittações éticas das ações da organização (explícitas).

Fontes: uniesp digital.Dornelas.
Usa-se somente palavras que expressam qualidades que a empresa defende.

EXEMPLO:

Compromisso, ética, dedicação, confiabilidade, inovação.....

Avalie este artigo:
(9)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração