Bibliotecas Corporativas: criatividade na área de gestão de pessoas

Este texto, tem por objeto mostrar a relevância de empresas que buscam desenvolver projetos que envolvam formação cultural e educação continuada dos seus servidores. Nesse, caso, oferecendo meios de transformação ao favorecer o acesso à informação e criando harmonia no ambiente corporativo

A vida contemporânea muitas vezes não deixa tempo para que funcionários e gestores de empresas possam ir a bibliotecas ou até mesmo caminhar com tranquilidade por lojas e megastores à procura de novas leituras. Talvez por esse motivo, algumas empresas vem investindo na implementação de "Biblioteca Corporativa", levando assim, o livro, a revista, o áudio book e Dvd’s para dentro do ambiente corporativo.
A ideia é possibilitar com que essas pessoas, tenham a cultura por perto, acesso a informações e novos conhecimentos: proporcionando a disseminação da informação no ambiente de trabalho e gerando com isso um diferencial, com a perspectiva de aumento da autoestima dos empregados e maior produtividade.
Foi pensando dessa forma, que uma empresa, de grande porte do Estado de São Paulo, tomou a decisão de adotar uma biblioteca corporativa em seu organograma, visando antes de mais nada, promover o incentivo à leitura dos seus empregados, aliando tudo isso a cultura organizacional e o alcance de suas metas.

Sendo assim, as ações biblioteconômicas foram pensadas da seguinte forma:

Quanto ao espaço físico, a empresa já dispunha de local destinado ao auditório e salas de treinamento corporativos, contudo, duas salas foram reservadas especialmente para a biblioteca. Todo o mobiliário foi comprado, pensando no bem estar dos usuários, bem como a iluminação e a decoração
Para a escolha do acervo, foram pensadas abrangências nas diversas áreas do conhecimento: Literatura Estrangeira e Brasileira, Guia de Viagens, Administração Empresarial, Historia em Quadrinhos, Mercado financeiro, Gastronomia, Sucesso Profissional e Pessoal, Biografia, Musica entre outros.
Para facilitar a disseminação da informação, neste caso, foi adotado o software SophiA – que permite qualidade na prestação de serviços pela Biblioteca, através de consultas online, solicitação de empréstimos, reservas e conhecimento do acervo, utilizando filtros por autor, título, assuntos.
Em se tratando de vida em sociedade, o fato da biblioteca ser um ponto de encontro entre os colegas de profissão também não foi esquecido. Para tal, foram oferecidas ações de leitura em grupo e/ou a individual, visando promover o encontro e a integração entre as pessoas.
Informações, energias, sentimentos etc. passaram a ser trocados entre os elementos daquele grupo e essa interação, essa socialização positiva, repercutiu de forma a unir grupos através da amizade que compartilham, amenizando a competitividade, o egoísmo e tudo aquilo que normalmente gera a discórdia, a desunião.
 
Com relação ao marketing, vem sendo realizados eventos temáticos através da exposição de livros coerentes com comemoração de datas significativas. Por exemplo, no mês de junho, a biblioteca expôs livros e arranjos que remetessem aos “Dias dos Namorados” com corações de papel, poemas e livros de cunho romântico. Na “semana do rock” a exposição foi de biografias, dos principais ícones deste estilo, como Elvis Presley, Beatles, The Doors, Queen, Iron Maiden e outros.
A intenção desta ações é atrair o usuário, nosso cliente interno, para o interior da biblioteca e ao mesmo tempo, aguçar sua curiosidade pelo assunto. E isto repercutindo na circulação do acervo e usuários. É sempre um sucesso para a Biblioteca e para a Empresa.
Este pequeno texto, tem por objeto mostrar a relevância de empresas que buscam desenvolver projetos que envolvam formação cultural e educação continuada dos seus servidores. Nesse, caso, oferecendo meios de transformação ao favorecer o acesso à informação e criando harmonia no ambiente corporativo através do estímulo a leitura.
Constatamos que o incentivo ao lazer, o conhecimento (individual e compartilhado), a socialização (a união entre os trabalhadores), o sonho e tudo de bom que a leitura feita numa biblioteca proporciona, podem transformar uma empresa: de um mero local de trabalho (onde o indivíduo precisa ir para obter seu sustento e o da sua família), em um lugar onde esse indivíduo pode vir a se sentir bem, ao passar a maior parte de seus dias, exercitando a vida em grupo da melhor maneira possível. É unir o útil ao agradável.
Avalie este artigo:
(4)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Bibliotecas corporativas Gestão da Informação Gestão de documentos corporativos

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração