Os 5 desafios do marketing digital na transformação

A “Transformação digital” tornou-se um jargão popular - altos executivos e especialistas estão todos falando sobre isso o tempo todo.

A “Transformação digital” tornou-se um jargão popular - altos executivos e especialistas estão todos falando sobre isso o tempo todo.

Algumas empresas já estão aproveitando os benefícios da transformação digital, enquanto outras lutam incorporando as mudanças necessárias em seus processos de negócios.

A transformação do marketing digital é um termo muito amplo: não há uma definição única dela, e a opinião de especialistas sobre este tema é altamente divergente.

Ivan Menezes, CEO da Diageo, diz, “não se trata de fazer 'marketing digital', é sobre o marketing de forma eficaz em um mundo digital.”

No mundo de hoje é essencial para as empresas manterem-se atualizadas quanto aos seus concorrentes, realizando a transformação digital e aumentando as suas receitas e quota de mercado.

A transformação do marketing digital é exatamente o que permite com que as empresas se mantenham competitivas. 27% dos executivos acreditam que a transformação digital é uma questão de sobrevivência.

Ao mesmo tempo, 33% das empresas veem a transformação digital como um desafio real.

Mas por que a transformação do marketing digital é considerada tão complexa? Ao realizar melhorias digitais, empresas encontraram vários desafios. Neste artigo, vamos discuti-los e as maneiras de como superá-los.

O Desafio da Gestão do Big Data

O termo “big data” refere-se a quantidades de informações, que são tão grande e que são extremamente difíceis de processar usando um software e ou bases de dados tradicionais. O gerenciamento de dados grandes e eficazes são cruciais para a transformação do marketing digital.

As grandes empresas estão escolhendo trabalhar com grandes quantidades de dados, o que é um desafio para gerenciar este processo. Na verdade, muitas empresas gerenciam vários sistemas de dados que contêm apenas com pedaços de informações sobre as operações de clientes, comportamento e assim por diante.

Os dados do cliente são o núcleo de qualquer empresa no topo. Líderes como Facebook, Airbnb, Uber, e Amazon alcançaram o sucesso porque alavancaram todos os seus dados dos clientes.

Facebook, por exemplo, tem uma equipe de ciência de dados que analisam os hábitos e o comportamento de milhões de pessoas.

Em alguns casos, a melhor solução é reunir e centralizar os grandes dados em uma plataforma. Se os dados são armazenados em um só lugar, todos os membros da equipe podem acessá-lo sempre que necessário. Isto permite uma melhor gestão e processamento de dados.

Existem várias soluções de grandes dados que ajudam a organizar grandes quantidades de informação. Exemplos: Microsoft big data, o Google Cloud Platform, as soluções Oracle Big Data e muitos outros.

Todos estes têm algumas características comuns:

Eles permitem organizar e gerenciar informações grandes na nuvem;
Eles fornecem confiabilidade, flexibilidade e escalabilidade mais rápido em todo o ambiente.


O desafio de encontrar a equipe certa

A transformação do marketing digital requer pessoas com conhecimentos específicos na esfera digital para liderarem e gerenciarem as mudanças organizacionais. Essas modificações podem incluir, por exemplo, a adoção de inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, a Internet das coisas e muitas outras tecnologias.

As pessoas com a educação de um marketing tradicional não têm o conhecimento necessário para realizar transformação digital de forma eficaz.
No reino da transformação do marketing digital, as funções de um marketing mais focado com responsabilidades mais específicas - devem ser introduzidas para ficarem ágeis.

Uma experiência pessoal influencia diretamente a capacidade da empresa para incorporar novas tecnologias e, consequentemente, adaptar-se às constantes mudanças demandas do negócio. Contratar as pessoas certas com o conhecimento correto é um fator crítico na realização de transformação marketing digital.

O desafio de compreender pelo Digital o comportamento do cliente
O clientes digitais de hoje esperam experiências excelentes de empresas para ontem.

Estas expectativas altas impulsionarão a inovação e causarão nas empresas o anseio em satisfazerem as necessidades dos clientes.

Para una transformação de marketing digital bem sucedida, o cliente deve ser um ponto central para todas as suas alterações. Para melhorar a experiência do cliente, melhorias digitais devem ser personalizadas.

O desafio é entender as necessidades específicas de um cliente digital, bem como delinear toda a jornada do cliente.

De acordo com o “Relatório de Transformação Digital” por Altimeter Group, a tecnologia não é o fator mais importante na transformação de marketing digital e sim as expectativas e experiências dos clientes digitais as quais influenciarão a transformação digital em sua maior medida.

O desafio de superar o paradoxo do Marketing Digital
O desafio da mudança para o mobile

A viagem do cliente é influenciada por tecnologias móveis, que estão em desenvolvimento e se espalhando rapidamente. Este rápido desenvolvimento contribui para o fato de que as necessidades dos clientes digitais estão se acelerando.

Software que não há muito tempo eram usados somente em PCs agora são esperados para ser acessível em dispositivos móveis e o melhor, superado por eles. Satisfazer as necessidades dos clientes móveis digitais é um verdadeiro desafio para muitas empresas.

O Google já anunciou que estará mudando como prioridade a sua indexação da sua empresa pelo mobile em primeiro lugar. O que significa que páginas de resultados de motor de busca vão ser baseados em conteúdo móvel, e darão preferência a sites mobile-friendly. Isso vai ter um sério impacto sobre a forma como os negócios serão conduzidos.

Juntando tudo

No mundo de hoje, a transformação do marketing digital é uma necessidade para as empresas para manterem a competitividade e conquistarem novos mercados.

No entanto, o processo de transformação envolve certas armadilhas.

Aqui está um resumo dos desafios da transformação digital discutimos neste artigo:

A gestão de dados grandes nas empresas, especialmente quando organizadas em sistemas de dados, é um verdadeiro desafio. Isto é facilitado quando todos os dados são coletados em uma única plataforma.

Sem uma equipe experiente, a transformação do marketing digital é impossível. Os funcionários precisam de um conhecimento mais específico da tecnologia e saberem muito das necessidades dos clientes digitais.


Muitas empresas têm problemas com a estimativa e como satisfazer as necessidades dos clientes digitais. Melhorias devem não devem ser impulsionadas pelas tecnologias digitais, mas sim pela experiência do cliente, e o que é necessário para melhorá-la.


Muitas empresas pensam que a transformação digital não é urgente, mas elas estão realmente perdendo um tempo precioso e perdendo terreno para a concorrência.


A transformação digital é influenciada por tecnologias móveis, mas muitas empresas ainda subestimam a sua importância, e como resultado, perderão potenciais clientes.
Espero que eu tenha lhe dado um parâmetro para esta revolução a qual não tem volta.

Vamos juntos e agora e contem comigo!

Boa leitura ;0)

 

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