Mais comentada

Inovação: Instituto desenvolve sistema de avaliação de desempenho individual

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro desenvolve um Sistema de avaliação de desempenho individual -SIADI. A iniciativa rende até premiação em concurso nacional de inovação.

É implementado um modelo de avaliação de desempenho individual desenvolvido pelo Inmetro. É um instrumento sofisticado de gestão capaz de promover uma nova cultura, baseada no mérito, exigência, motivação e reconhecimento. Adota remuneração variável vinculada ao desempenho, com critérios objetivos e regras claras, elaborado a partir de um amplo debate com os servidores, sendo a avaliação realizada por comitês com maioria dos membros externos à Instituição, rompendo com a prática desgastada e limitada da avaliação exclusivamente pelas chefias. O ciclo é anual e o processo consta basicamente da pactuação de um plano de trabalho do servidor com sua chefia ao início do ciclo, vinculado ao conjunto de objetivos institucionais, e a análise, ao final do ciclo, do relatório de atividades do servidor e do parecer de sua chefia, conduzida pelo Comitê de Avaliação. A participação dos servidores nos dois primeiros ciclos foi irrestrita, com excelente receptividade, independente dos resultados.

A iniciativa é premiada no décimo-quarto concurso de experiências inovadoras de gestão na administração pública federal. Outras informações podem ser obtidas no site http://inovacao.enap.gov.br/images/Documentos/resumos.pdf .

(Mais em http://marcio.gama.zip.net)

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: avaliacao desempenho individual inmetro inovacao instituto siadi sistema

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração