Método SMART - Como utilizar esta poderosa ferramenta nos seus objetivos

De maneira simples e eficiente, aplique o método SMART para traçar seus objetivos pessoais e profissionais.

A ferramenta SMART foi criada por Peter Drucker e, é considerada uma poderosa técnica utilizada para validar qualquer objetivo e auxiliar no planejamento de maneira eficiente. Smart é um acrônimo, palavra formada pelas iniciais, de um termo em inglês: Specific, Menssurable, Achievable, Realistc e Time-based. Vamos entender separadamente cada uma delas e aprender como aplicá-las.

Specific: O objetivo deve ser específico, facilmente entendido por qualquer pessoa. No exemplo: quero ser mais saudável ou quero emagrecer, qual deles você consegue facilmente entender o que eu estou propondo?
Acertou quem respondeu nenhum dos dois, pois, o que é ser saudável para você? é fazer uma caminhada todos os dias? é comer menos carboidrato?

Não está claro qual é a definição de saudável ou do quanto você quer emagrecer e, é fundamental neste momento especificar ao máximo o que você irá realizar.

Measure: Mensurável, que tem medida, ou seja, como você saberá avaliar se aquele objetivo foi alcançado ou não. Por exemplo: se o objetivo for correr uma prova de rua, o M deverá ser a quantidade em quilômetros desta prova.

Achievable: Atingível, Alcançável, ou seja, o objetivo deve ser ousado, porém dentro de uma realidade possível, do contrário, isso vai provocar desmotivação e frustração. Você pode até colocar a meta for dobrar ou triplicar o faturamento de um ano para o outro, mas o mercado esta acompanhando este crescimento?

Relevant: Relevante. A sua meta deve ser relevante para você ou seja, o seu esforço será recompensado quando alcançar a meta. Caso o objetivo for empresarial, as metas podem ser desdobradas em cada pessoa da equipe, assim você consegue despertar o melhor potencial de cada um.

Time-based: Ou tempo, o seu objetivo precisa ter um prazo para ser alcançado. Sem uma data específica, ele pode acabar sempre despriorizado dentro da rotina de trabalho

Durante este processo acredito que você já tenha identificado um plano de ação para colocar o objetivo em prática e, é agora que o seu planejamento deve ser realizado. Quanto mais detalhado você conseguir escrever, melhor será seu comprometimento com cada etapa do processo.

Se esta dica foi útil para você, compartilhe e ajude a divulgar essa informação!

Avalie este artigo:
(2)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: alto desempenho coaching foco lideranca liderança metas metodos objetivos planejamento tecnicas

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração