Mais comentada

Você quer ser um Autolíder?

Já parou para pensar se você é o protagonista da sua história? Reflita aí: você tem Autoliderança?

 

E aí, Liderança!!!
Já parou para pensar se você é o protagonista da sua história? Reflita aí: você tem Autoliderança?

Em uma palestra que realizo com o tema: Autoliderança - O 1° passo para liderar pessoas na Revolução 4.0, levantamos uma discussão sobre a preparação necessária para você que busca assumir a função de líder na sua empresa.

Você deve concordar comigo que o ambiente muda a todo momento, e agora mais que nunca com toda essa carga de informação digital; concordará ainda que as pessoas inseridas nesse contexto não permanecem as mesmas, precisando se adaptar às tendências. Se os integrantes da equipe passam por essa transformação, o líder terá que conduzi-los nessa evolução dentro do ambiente corporativo.

Os recursos tecnológicos, cada dia mais, fornecem uma quantidade significativa de informações de forma instantânea sobre fatos ocorridos aqui ou lá do outro lado do mundo. A ansiedade é potencializada. As redes sociais esfregam na cara da sociedade pessoas com vidas fantásticas, que sabem curtir a vida com estilo e pompa. Isso é tão intenso que não é raro ver pessoas frustradas com suas vidas depois de compararem os seus bastidores com o palco dessas vidas perfeitas do mundo virtual.

Então, o que você precisa SER para se tornar um especialista em gerar resultados para si mesmo, na sua vida, para sua família, no seu trabalho, além de impactar fortemente a vida de mais e mais pessoas??? — Essa é a pergunta de um milhão de reais ;)

Para mim, existem três coisas fundamentais nessa jornada que você pode praticar no seu dia a dia sem ter que fazer um curso top gold plus em Harvard. Elas vão transformar a sua vida. São elas:

1) ESTEJA NO CONTROLE: Assumir a sua responsabilidade sobre seus resultados é o primeiro passo para estar realmente no controle da sua vida. Você já conheceu aquela pessoa que se vítimiza a todo momento? Já percebeu a energia negativa que ela produz? Entenda que se você está onde está é por culpa sua ou mérito seu. Aceite isso e comece a mudar sua atitude quando as coisas derem errado. Ainda sobre esse item, resgate sua proatividade. É isso mesmo que você leu: RESGATE sua proatividade, você já nasceu com ela; prova disso é que quando criança, ao tentar levantar e andar, mesmo depois de várias quedas, você continuou a se levantar e a tentar caminhar sem que ninguém precisasse te estimular. O problema é que perdemos isso com o passar do tempo ao ouvir várias vezes o NÃO, que não devemos fazer isso ou fazer agora.

2) BUSQUE SEU AUTOCONHECIMENTO: José Roberto Marques, do Instituto Brasileiro de Coaching, tem uma frase sensacional que diz o seguinte: "Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo". Rapaz, se ter uma cura interior já é o máximo, imagine se curar e se potencializar? Meooo Deusss!!! 😱😱😱 Essa cura está relacionada a um equilíbrio que você vai alcançar ao conhecer a si mesmo.

O autoconhecimento ajuda a curar as feridas emocionais que teimam em te paralisar diante das decisões que vão te tirar da sua zona de conforto. Como isso é possível???

Essa busca por si mesmo joga luz sobre seus pontos fortes, seus pontos fracos, sua missão de vida e seu propósito! Ah, meu querido amigo, se você tomar ciência desses quatro itens que citei, você vai passar de fase nesse jogo da Autoliderança;

3) TENHA OBJETIVOS CLAROS, PRIORIZADOS E COMPROMETIDOS: Por mais óbvio que pareça, são poucas as pessoas que conseguem definir objetivos nesse formato. Produzimos muitos sonhos e objetivos em nossa cabeça, mas poucos deles vão parar em um papel. Para te ajudar a ter objetivos claros, use o método SMART — ele funciona muito bem —: defina objetivos que sejam realizáveis, com prazo adequado e que sejam muito relevantes para sua vida.

Feito isso é hora de priorizar. Se você definiu muitos objetivos, comece trabalhando com os dois mais importantes. Estudos da área comportamental ensinam que o objetivo ideal é aquele que você realiza em até 3 meses. Feito isso, quebre esse objetivo em metas semanais e, para cada meta semanal, defina ações diárias que te manterão focado e mais próximo do resultado que você busca.

Ok, beleza, mas que coisa é essa de objetivos comprometidos? No livro "A Lei do Triunfo", Napoleon Hill cita que a partir do momento em que você se compromete em prestar conta para alguém sobre suas ações, a chance de você realizá-las aumenta para 95%. Então, se você tem objetivos claros e priorizados, procure alguém que queira te ver evoluindo e combine com ele algumas datas para prestação de contas sobre a realização das ações que você definiu.

Se você quer ser um Autolíder, comece estando no controle, assumindo sua responsabilidade sobre seus resultados, parando de culpar terceiros pela sua estagnação. Vibre intensamente a cada nova conquista, resgate sua proatividade, busque seu autoconhecimento, seja especialista em si mesmo, atue para curar suas perebas emocionais e se potencialize mapeando pontos fortes e os pontos fracos também. E, por último, mas não menos importante, defina objetivos claros, priorizados e comprometidos.

Tenho certeza de que, seguindo esses três passos, você começará a SER alguém com Autoliderança, e o resultado virá! Você dará o primeiro passo para transformar a sua vida e a de muitas outras pessoas neste mundão!!!

E aí, você quer ser um Autolíder?

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: autoconhecimento Autolíder Autoliderança controle Líder objetivos proatividade