Mais comentada

IFPR oferece novos cursos profissionalizantes gratuitos no Paraná

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná- IFPR oferece mais de 50 cursos técnicos e superiores em 14 cidades do estado. Segundo o reitor Alípio Leal, o instituto apesar de é a maior universidade federal do estado em número de alunos superando as centenárias UFPR e UTFPR.

Instituto Federal

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia estão transformando a realidade da Educação Profissionalizante no Brasil. No Estado do Paraná(Região Sul), essa transformação envolve os setores produtivos, como a agricultura, o comércio e a indústria, com a participação de diversas entidades representativas da sociedade civil organizada, dos trabalhadores e dos empresários, dos movimentos sociais, e , de forma especial, a população do estado, a quem está assegurada a possibilidade de contribuir com o planejamento das ações, projetos e programas que devem atender às demandas das regiões onde o IFPR está inserido.

 

Os IFs têm em sua concepção uma forte identificação com a classe trabalhadora: foram concebidos para e por homens, mulheres, estudantes, gente que luta pela construção de um futuro melhor para todos. Por isso, deve-se saber reconhecer a importância do trabalho e da educação profissional e tecnológica para a consolidação de um estado forte, de um país mais justo e de uma nação livre e solidária.

 

O trabalho é uma das formas de inserção social que fortalece o conceito de cidadania. Nesse sentido, os IFs existem para preparar os alunos para esse tão comentado "mundo do trabalho". Busca-se alcançar esse objetivo por meio de uma formação integral, com o desenvolvimento de aptidões múltiplas, aliando técnica e humanismo, sempre tendo em mente que a prioridade devem ser os interesses das pessoas, e não os do mercado.

 

Nessa perspectiva, o IFPR lança o manual de cursos 2011 com uma certeza: as 57 opções de cursos técnicos distribuídos em 14 cidades do estado vão contribuir decisivamente para sustentar o desenvolvimento do país por meio de uma nova forma de atuação, que verticaliza o ensino e o insere de uma forma dinâmica nos contextos regionais. Não se pode deixar de citar a inclusão dos cursos superiores, a serem ofertados no primeiro e segundo semestres, que preencherão lacunas em algumas cidades do estado.

 

Para que se alcance o pleno desenvolvimento econômico, político, social e cultural, não se pode apostar apenas nos tradicionais sistemas de ensino universitário. Diversas pesquisas e também a atuação dos educadores preocupados com a realidade socioeconômica brasileira têm demonstrado que para cada profissional formado em nível superior, faz-se necessário, na mesma proporção, a formação de técnicos, de pessoas preparadas para superar os desafios do mundo do trabalho.

 

No manual de cursos 2009, o reitor Alípio Leal falou sobre a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A meta era fechar aquele ano com 354 unidades e 500 mil vagas em todo o Brasil. A boa notícia é que o objetivo foi atingido e superado. O IFPR é um exemplo dessa superação: tinha a previsão de 8 unidades; hoje já tem 11 campi e 3 núcleos avançados. Em breve, chegará a 32 unidades e 40 mil vagas presenciais e à distância.

 

Além dos novos campi, foram criados novos cursos e ainda mais vagas. Para 2011, a oferta subiu mais de 110% em relação a 2010. A procura pelo IFPR também aumenta a cada dia. São estudantes descobrindo novas possibilidades, ampliando horizontes. Isso tudo é a prova de que o trabalho desenvolvido vem ao encontro do que a população precisa e procura: educação, emprego e renda.

 

O ensino técnico vive um momento histórico ímpar, em especial pelo investimento público e sistematizado nessa área. O governo que criou políticas públicas para a educação profissionalizante está transformando a realidade do Brasil e dos brasileiros.

 

O IFPR é fruto dessa nova realidade. O estudante é convidado especial a conhecer e compartilhar com o instituto esse novo momento de criação, construção, desenvolvimento e realização.


Outras informações podem ser obtidas no instituto que está no endereço Rua João Negrão, 1285, Rebouças, Curitiba-PR, CEP 85814-560, tel (41) 3535-1700, e-mail secretaria.curitiba@ifpr.edu.br e no site www.ifpr.edu.br .

 

(mais em http://marcio.gama.zip.net)

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: curso escola graduacao ifpr superior tecnica tecnico tecnologico univesidadade

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração