LNT | Já é hora de ir além do levantamento das necessidades de treinamento

Você sabe por que o levantamento das necessidades de treinamento (LNT) não é o suficiente para a sua empresa ter uma educação corporativa ideal? Confira!

Provavelmente, você já sabe muito bem qual é o padrão típico de um levantamento das necessidades de treinamento, o famoso LNT. Os passos são sempre os mesmos: descoberta do público-alvo, entrevistas de campo, informações demográficas e esses dados são cruzados com as (supostas) necessidades informadas pelo gestor da área analisada. Não costuma fugir muito disso, sabe?

Em alguns casos, além do cruzamento de insumos com as eventualidades apresentadas na entrega do treinamento ao público-alvo, pode haver uma verificação mais detalhada no LNT, relacionada à causa raiz. Por exemplo: se há um pedido de treinamento de negociação, o motivo que levou a essa solicitação é investigado. É um adicional, mas como você pode notar, não chega à plenitude de uma consultoria personalizada.

Pensando nisso, trouxemos até você o artigo de hoje. Vamos te mostrar os motivos que tornam o uso exclusivo do levantamento das necessidades de treinamento insuficiente para os dias atuais. Apesar dele ainda ter a sua importância no meio corporativo, soluções de consultoria personalizada são fundamentais para um treinamento mais eficiente.

Por que o modelo tradicional de LNT é datado?

Conforme destacamos anteriormente, há um problema do LNT que merece atenção especial: a subjetividade. Há um sério risco dos rumos do projeto à percepção e, até mesmo, ao “achismo” dos gestores. Você percebe como isso é prejudicial?

É por isso que uma consultoria personalizada se faz essencial. A subjetividade gera inclinação à dúvida. Se ficarmos apenas no levantamento das necessidades de treinamento, vamos viver e morrer pelos velhos treinamentos básicos de sempre (negociação, comunicação e oratória). Temos certeza de que essa não é a realidade que você procura... não é mesmo?

O que faz uma diferença substancial não é o que o LNT diz aparentar, mas o que os resultados apresentam, de fato. Quais são os números? A associação deles com o histórico da empresa condiz realmente com a percepção dos gestores?

Ir além do LNT e realizar uma consultoria personalizada, com análise e diagnóstico conforme o business do público-alvo

Para uma avaliação eficiente, com rumos mais avançados para o levantamento das necessidades de treinamento, precisamos pensar em soluções efetivas e atemporais. Um modelo certeiro para entender o business de uma empresa, como a análise SWOT, nos traz dados mais detalhados para realizar uma consultoria personalizada.

Com a análise SWOT, deixamos de estar à mercê das nuances subjetivas dos gestores na realização do LNT. Quando você conta com a avaliação dos KPIs (mais sobre isso ao longo do texto) e dos números que eles apresentam, pode ter uma consultoria personalizada com maior propriedade.

Olha só a importância disso... Com a SWOT, são definidos objetivamente os fatores-chave de sucesso, os KPIs específicos a atingir com ações de educação corporativa e os prazos de entrega de cada etapa. Muito mais completo do que o apresentado no LNT de sempre!

Calma, não estamos dizendo que é hora de aposentar o LNT! Ele tem o seu papel em parte do processo e traz retorno de investimento, mesmo que não seja tão bom quanto o que é apresentado com uma consultoria personalizada, voltada para o business do empreendimento. Entendeu?

Vamos olhar com cuidado para os resultados operacionais?

Outro aspecto a ser considerado sobre o LNT é o cuidado com a apuração de resultados operacionais. Ter uma plataforma que apresenta bons conteúdos de forma didática e visualmente agradável ao público-alvo é só uma parte do processo. No entanto, precisamos de dados que comprovem a eficiência. Depois da aplicação do treinamento, de quantos níveis de mudança estamos falando?

Aqui, é fundamental que você saiba delimitar os KPIs que pretende atingir. Pensar em um “KPI” de vendas, por exemplo, é algo muito amplo. Só nesse campo, temos margem direta, rentabilidade, qualidade da venda... Chegaríamos tão longe se usássemos apenas o LNT? Nesse cenário, você consegue ver de uma forma mais evidente a importância da consultoria personalizada em favor do modelo de negócio da empresa?

O nosso papel de levar novos insights até você está concluído por hoje, então vamos propor uma reflexão: em qual dos pontos citados aqui no artigo a sua empresa já encontrou dificuldades durante o levantamento das necessidades de treinamento? Aproveite esse momento de autoavaliação para ler sobre um de nossos cases e compreender os impactos positivos de uma consultoria personalizada!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: #educacaocorporativa #learningtribes # levantamentodasnecessidadesdetreinamento #LNT #T&D #treinamentoedesenvolvimento