Abílio Diniz: "Você tem que saber o que quer"

Abílio falou sobre gestão, liderança, os jovens brasileiros e até sobre os valores que traçam sua vida

Fábio Bandeira de Mello, www.administradores.com.br,

A história do administrador de empresas Abílio Diniz, sem sombra de dúvida, daria um bom roteiro de um filme. Aos 75 anos, o presidente do Grupo Pão de Açúcar acumulou muitas conquistas profissionais, figura-se como um dos homens mais ricos do Brasil, já foi sequestrado por terroristas chilenos, enfrentou uma disputa em família pelas ações dos negócios e foi até condenado, em 1996, a um ano e quatro meses de prisão por realizar uma operação de empréstimo considerada ilegal (posteriormente absolvido pelo Tribunal Regional).

- Veja aqui a cobertura completa da HSM ExpoManagement 2011 

Ele foi um dos palestrantes do auditório principal do 2º dia da ExpoManagement 2011 e não poupou assuntos diante de aproximadamente cinco mil executivos. Abílio falou sobre gestão, liderança, os jovens brasileiros e até sobre os valores que traçam sua vida. Veja alguns dos principais tópicos abordados pelo empresário.

Abílio Diniz HSM
Abílio falou sobre gestão, liderança, os jovens brasileiros e até sobre os valores que traçam sua vida (imagem: divulgação/HSM Brasil) 

 

  • Pilares

Abílio Diniz defende seis pilares para qualquer ser humano. Segundo ele, através desses pilares é possível ter uma vida mais saudável e ser uma pessoa mais feliz.

Atividade física - "As pessoas não precisam ser atletas, mas tem que cuidar do seu corpo". Para ele, mover o corpo seja numa caminhada, na musculação ou em um esporte traz muitos benefícios.

Alimentação – "Eu gosto de comer tudo que vocês gostam, mas o que atrapalha muitos é a continuidade e o excesso". Abílio destaca que comer afeta diretamente nosso corpo, nossa mente e nosso humor.

Controle do estresse - "Não existe mundo sem estresse, o que você precisa é controlar ele e isso é possível. Tente se estressar com as coisas realmente importantes, pode ter certeza, se você colocá-las no papel, não vai escrever nem a primeira página".

Autoconhecimento - "é preciso meditar sobre si próprio, conhecer um pouquinho que esta lá dentro da gente, por que eu fiz tal coisa".

Espiritualidade e fé - "Existe uma coisa que eu sinto que me faz forte: é minha fé", destaca o empresário. Ele se diz a favor de todas as religiões, pois todas levam a Deus.

Amor - "Esse é o mais fácil de entender. Não dá para viver sem amor pela família, pelo trabalho, pelo esporte, pela natureza. [...]. O amor deve ser o motor do carro da vida".

  • Gestão e processo

"O que define uma empresa é gente e processo, independente do seu tamanho e do mercado", destaca o executivo do Pão de Açúcar. Para ele, uma empresa tem que ter processos bem claros e definidos para não ficar perdida. No entanto, para o processo acontecer, Abílio destaca que é preciso focar nas pessoas.

"Nada se faz sem gente [...]. As empresas têm que ser humanas. É preciso olhar para as pessoas, para que elas estejam identificadas e felizes com o que estão fazendo", indica. Abílio também destaca uma frase clássica de Jim Collins, um dos principais pensadores da Administração moderna: "é importante ter gente certa para os lugares certos".

  • Cliente

"O cliente é nossa razão de existir", afirma. Segundo Abílio, a dedicação dada ao cliente transformou o Pão de Açúcar em um grupo bem sucedido. Ele destaca que esse deve ser o guia de todas empresas, mesmo para aquelas que só visam o lucro, pois é o cliente que vai dar o dinheiro.

  • Reuniões de trabalho

Abílio se mostra contra o excesso de reuniões numa empresa e diz que isso demonstra falta de foco  e um modo de dividir a responsabilidade por um eventual erro de estratégia. "Por exemplo, existem empresas que sempre fazem reuniões e geralmente isso acontece porque não sabem o que fazer", aponta. 

  • Jovens

"O futuro está com os jovens e, para mim, é muito importante estar com eles", declara Abílio ao falar sobre seu curso de liderança destinado aos jovens executivos realizado pela Fundação Getúlio Vargas. Ele comenta que o curso está na quarta turma e seu principal objetivo é passar um pouco de sua experiência para eles.

  • Valores

Para Abílio é fundamental ter valores claros para conduzir sua ações. E para o executivo, a  humildade, a disciplina, a determinação, a garra e o equilíbrio emocional são as principais.

Humildade
"Não é uma questão de vestir roupa velhas ou fazer voto de pobreza. A humildade é saber ouvir, ter vontade de aprender, de sempre querer saber mais, pois você nunca sabe tudo [...]. É tratar as outras pessoas sem indiferença".

Determinação e garra
"Você tem que saber o que quer, tem que questionar e buscar aquilo com garra".

Disciplina 
"Para mim isso é quase uma ferramenta e não apenas um valor. Eu considero que as pessoas só conseguem fazer as coisas com disciplina. Mas é preciso fazer com alegria, com satisfação".

Equilíbrio emocional
"Se você quiser pegar apenas uma característica das pessoas para contratar, tem que ser o equilíbrio emocional. A vida é cheia de papéis - como marido, no trabalho, no esporte - mas você tem que buscar equilíbrio para realmente ter uma vida melhor". 



Tags: Abílio Diniz gestão HSMExpo2011 liderança

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração