Mais comentada

Vagas de estágio e aprendizagem no final do ano chegam a 80 mil

Levantamento do CIEE projetou oportunidades para estudantes entre os meses de dezembro de 2018 a março de 2019

Redação, Administradores.com,
istock

Os últimos meses do ano e o primeiro trimestre do seguinte são sinônimos de oportunidade de estágio, isso porque muitos estudantes concluem a graduação, ou o período de dois anos de contrato se encerra, conforme previsto na Lei do Estágio. Baseado nessa sazonalidade, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE fez um levantamento e estima que serão abertas mais de 80 mil vagas de estágios entre os meses de dezembro de 2018 e março de 2019.

Apenas no estado de São Paulo, as vagas de estágio para reposições ultrapassam a marca de 25 mil no mês de dezembro, já de aprendizagem contabilizam mais de 3 mil oportunidades entre dezembro e janeiro. De acordo com a instituição as áreas que mais contratam são Administração, Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Já na aprendizagem, os arcos Administrativo, Comércio e Varejo e produção são os mais procurados pelas empresas.

De acordo com Luiz Gustavo Coppola, Superintendente Nacional de Atendimento do CIEE, a manutenção do quadro de estagiários dentro de uma empresa é reflexo do amadurecimento do mercado. “Hoje o empresário sabe que tanto o estagiário quanto o aprendiz podem fazer muito mais do que tarefas triviais. Essa é a oportunidade da empresa treinar um funcionário sem vícios e preparar futuros gestores”, conta.

Para acessar as vagas de estágio e aprendiz disponíveis no período, os estudantes podem entrar no portal do CIEE e realizar o cadastro gratuitamente. É importante destacar que os alunos já cadastrados devem atualizar as informações no banco de dados da instituição periodicamente.