5 estratégias para se sobressair em uma reunião de negócios

Reuniões de negócios são ótimas oportunidades para se destacar, mas podem se tornar um "tiro no pé" se o profissional não souber se comunicar da forma correta

Redação, Administradores.com,
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Seja um empreendedor, um funcionário de corporação ou um executivo de qualquer escalão, todo profissional precisará em algum momento da carreira participar de uma reunião para apresentar uma ideia, um produto, ou até mesmo vender os serviços da sua empresa para clientes, parceiros ou outros profissionais atuantes no mesmo setor.

Para muitos, fica difícil controlar o nervosismo que situações como essa podem causar. Para Kim Archetti, especialista em comunicação verbal, um dos segredos para não 'travar' durante uma reunião por conta do medo está em agir da forma mais natural e espontânea que conseguir. "Quando você elimina da sua mente a frase 'o que os outros vão pensar de mim', você se permite se divertir, errar, experimentar novas técnicas, e aprender com o processo", diz.

Outra dica valiosa, segundo o especialista, é que, quando se está em destaque, as pessoas analisam não apenas o que se diz, mas a postura adotada, que envolve entonação, expressão corporal, naturalidade, etc. "Aumentar um pouco o tom da voz, mostrar firmeza nas palavras e ter segurança e riqueza expressiva nos gestos ajudará a demonstrar o que os demais precisam enxergar nesse momento: que você está preparado", ensina.

Archetti, que também é CEO & Founder do Awakim Academy - startup de educação com foco em comunicação e protagonismo- lista cinco estratégias para manter o controle e posicionar-se bem durante uma reunião de negócios:

(Im)Perfeição: Existe o ditado 'a pressa é inimiga da perfeição', mas poderia ser 'a perfeição é inimiga da própria perfeição'. "Quando uma pessoa busca única e exclusivamente ser perfeita, pode deixar de aproveitar situações que poderiam lhe render mais sucesso naquilo que está sendo executado. Não é preciso acertar 100%, quando alguém faz o que sabe fazer e busca de alguma forma se divertir com a situação, é bem-sucedido. Por isso, é importante tirar o melhor proveito possível e fazer tudo fluir de forma natural", recomenda.

Confiança: Se você foi chamado para uma apresentação ou uma reunião, muito provavelmente o conteúdo que irá apresentar tem por base conhecimentos que você já domina. Por isso, o próximo passo é trabalhar a autoconfiança e seguir adiante. "A partir do momento em que você se impuser no modo de falar e na postura assertiva, você não estará apenas mostrando o quanto é confiante aos demais, como também a si mesmo. Dessa forma, você conseguirá enganar seu cérebro e passará a confiança necessária, que irá evoluir gradativamente conforme avançar com sua apresentação", aponta.

Narrativa: Para Archetti, não basta ter um conteúdo organizado e informativo, é necessário que seja construído de acordo com o perfil daquele público. "É preciso entender quem serão seus ouvintes e montar um discurso customizado. Para deixá-lo ainda mais interessante, é preciso que tenha nuances, com um pouco de humor e emoção, para envolver ainda mais as pessoas, além de expressões faciais e corporais de acordo", ensina Archetti.

Empatia: Na visão do especialista, a falta de empatia é outro problema recorrente, que poderá levar à falta de engajamento. "Por mais que a pessoa entenda do assunto que está abordando, ninguém está lá apenas para ouvir sobre a excelência dos seus serviços. É possível posicionar-se como um especialista ou conhecedor do assunto, sem exagerar na performance e acabar por afetar sua reputação ou a da empresa que representa", analisa ele.

Treino: Tudo na vida melhora com técnicas e com treino. "Primeiro aprende-se a técnica certa, depois treina-se para aperfeiçoá-la. É necessário buscar sempre métodos para aprimorar cada vez mais cada técnica, tornando-se um protagonista não somente de uma reunião mas da carreira e da vida, agindo de forma cada vez mais autêntica", finaliza o especialista.