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Tem um e-commerce? Confira oito dicas para monitorar o seu mercado

Realizar o monitoramento de mercado não é simplesmente copiar a concorrência, mas sim conhecer suas estratégias e criar planos de ação para superá-las

Ricardo Ramos, Administradores.com,
iStock

Com a facilidade cada vez maior em ter o próprio e-commerce, a concorrência também tem aumentado significativamente. Ainda assim, muitos empreendedores não conseguem entender os motivos das vendas caírem em certos períodos do ano e, muitas vezes, o motivo é simples: seu concorrente criou ações que deram mais certo que as suas.

Por isso é tão importante acompanhar as novidades e as informações que podem impactar a sua loja, desde entender os desejos dos consumidores até as tendências comerciais. Analisar as ações da concorrência ainda ajuda na tomada de decisão e na elaboração de novas estratégias, possibilitando previsões e a preparação do negócio para intenções futuras. Trabalhar com monitoramento de mercado pode ser um grande diferencial, inclusive quando falamos de superar as expectativas dos clientes.

Apesar de não haver uma fórmula pronta para monitorar todas as ações da concorrência, há algumas práticas que podem ajudar a encontrar a melhor forma de monitorar o mercado de modo eficiente, de acordo com as características do seu público e setor. Listei algumas delas abaixo.

- Analise as promoções dos concorrentes e busque entender o que você pode fazer de melhor;
- Localize novos produtos, pois o mercado pode estar vendendo alguns que você nem sabe que existem;
- Observe a loja dos concorrentes e aproveite este momento para ter novas ideias de campanhas para o seu site;
- Faça uma análise da busca orgânica e verifique se você está no top 5 dos resultados do Google;
- Tente entender a estratégia de precificação das lojas concorrentes para aplicar mudanças nos seus preços;
- Coloque-se no lugar do cliente e comece a pesquisar por itens que você vende. Após isso, verifique quais são as lojas que aparecem em primeiro lugar e tente compreender suas estratégias;
- Navegar pelas lojas dos concorrentes pode gerar várias ideias de novas palavras-chave que podem ser otimizadas no seu próprio site;
- Construa uma base de conhecimento fundamentada em suas pesquisas para utilizar nas próximas análises que serão feitas no futuro.

Por fim, é importante entender que realizar o monitoramento de mercado não é simplesmente copiar a concorrência, mas sim conhecer suas estratégias e criar planos de ação para superá-las.

Ricardo Ramos — CEO da Precifica – precifica@nbpress.com