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A importância da autoavaliação na educação a distância

Fazer uma avaliação de si mesmo não é algo fácil, mas é algo totalmente necessário

A educação a distância, é uma modalidade de ensino que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo acadêmico. Diversas são as instituições que passaram a ofertar essa modalidade de ensino e é cada vez maior o número de alunos ingressantes nessa modalidade.

Em virtude da crescente demanda de abertura e procura por cursos na modalidade EAD, tamanho “crescimento, requer maior atenção com as instituições que oferecem cursos à distância” (PINTO, 2009, p. 2) logo, criar critérios de avaliação é algo muito importante tanto para a instituição como para o aluno.

Segundo Caldeira (2004) é necessário que “haja uma preocupação em utilizar a avaliação como estratégia pedagógica e não como instrumento de verificação da aprendizagem” ou seja, não utilizar a avaliação apenas para verificar o nível de aprendizagem do aluno mas também para buscar meios de preencher as possíveis lacunas no conhecimento adquirido por ele. Uma forma capaz de mensurar essas possíveis lacunas, é a avaliação diagnóstica. 

Blaya (2007 citado por Aparecida, Oliveira & Souza 2008, p. 2387) ao citar a avaliação diagnóstica, esclarece que, tal modelo de avaliação tem como objetivo básico identificar as competências do aluno e adequá-lo em um grupo ou nível de aprendizagem, porém, esse resultado não deve ser utilizado como uma espécie de rótulo e sim “como um conjunto de indicações a partir do qual o aluno possa seguir em um processo de aprendizagem”.

Sendo assim, para que essas lacunas sejam preenchidas com maior eficácia, é necessário que a avaliação diagnóstica seja aplicada tanto pelo professor/tutor como também pelo próprio aluno através da autoavaliação.

A autoavaliação tem a função de causar no aluno “a reflexão sobre o próprio desempenho” (BIBIANO, 2010) sendo um meio eficiente para que tanto aluno como professor, possam identificar e corrigir seus erros.

Pensando a respeito sobre a autoavaliação, é possível criar critérios de autoavaliação e aplicá-los. Os critérios podem ser os mais variados como desempenho, convivência social, autonomia, nível de aproveitamento do curso entre outros. 

Com base nesses critérios, é possível criar um instrumental de pesquisa para mensurar os indicadores a respeito da autoavaliação com o propósito de avaliar o aluno sob as dimensões dos critérios utilizados. 

Fazer uma autoavaliação não é algo fácil, é mais 'simples' alguém lhe fazer uma crítica do que você criticar a si mesmo. Porém, a autoavaliação é algo necessário, não só na educação seja ela presencial ou a distância, mas a autoavalição é importante na vida. Com ela, é possível se conhecer melhor, saber o que você está de fato fazendo e se está fazendo da maneira correta. 

Então você aluno, faça sua autoavaliação, verifiquei o nível de rendimento do seu curso, se você de fato está aproveitando como deveria e você professor, faça o mesmo! A autoavaliação é válida tanto para o aluno como para o professor ou tutor pois trata-se de um instrumental que só traz benefícios, tanto para o aluno como para o professor. 

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Tags: avaliação critérios ead educação educação a distancia

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