Quando nos deparamos com pessoas de outras gerações, muitas vezes nos questionamos o porquê de certas atitudes. No ambiente organizacional, isso também é percebido, sendo muitas vezes um desafio para os colaboradores e para a empresa o convívio entre gerações. As Gerações podem ser definidas como um grupo de indivíduos nascidos na mesma época, influenciados por um contexto histórico e que causam impacto à sociedade no que diz respeito à evolução. Cada geração possui características que estão diretamente ligadas ao seu comportamento, costumes e valores. Para entendermos melhor cada geração é importante que confiramos as suas características e seu impacto no ambiente organizacional. GERAÇÃO DOS VETERANOS ou TRADICIONAIS A geração dos Veteranos ou Tradicionais é constituída por indivíduos que nasceram entre 1925 e 1945. Viveram na época da 2º Guerra Mundial e foram marcados pelas grandes crises econômicas. São mais rígidos e por causa das dificuldades que viveram, não tem problemas em respeitar regras (Kullock, 2010). Seus principais valores são à família, trabalho e a moral. Essa geração prefere a estabilidade. Muitos já estão aposentados, mas os que continuam trabalhando preferem hierarquias rígidas e passam anos na mesma empresa. GERAÇÃO BABY BOOMERS A Geração Baby Boomers é conhecida assim, devido à explosão demográfica após a Segunda Guerra Mundial. São pessoas nascidas entre 1950 e 1960. Essa geração passou por uma transformação cultural onde a ascensão da TV foi um influenciador na alteração do comportamento dos jovens da época. Como principais acontecimentos históricos destacam-se o feminismo, os ideais de liberdade, os movimentos a favor dos negros e homossexuais. No Brasil, os festivais de músicas ganhavam espaço e eram realizados com intuito de expressar o descontentamento devido à repressão e censura da ditadura militar. GERAÇÃO X Em seguida, surge a geração X que compreende os indivíduos nascidos entre os anos de 1961 e 1979. Essa geração é a primeira geração a ter um maior preparo acadêmico e experiências internacionais, de acordo com Santo (2012). Suas principais características compreendem a ruptura com as gerações anteriores, busca por seus direitos e a escolha de produtos de qualidade. Essa geração foi marcada por acontecimentos políticos e sociais, como, por exemplo, a Guerra Fria, a queda do muro de Berlim e o aparecimento da AIDS. GERAÇÃO Y A geração Y, também conhecida como geração Internet, é constituída por indivíduos nascidos entre os anos de 1980 e 2000. Estão sempre conectados, pois se desenvolveram em meio à era da informação e avanços tecnológicos. São mais individualistas que as gerações anteriores e tem como principais características, gosto por desafios, dinamismo, pensam na qualificação e possuem mais energia para realizar as tarefas (OLIVEIRA, 2010). Essa geração é constituída de indivíduos com capacidade criativa e gosto por desafios. Precisam se sentir motivados no ambiente de trabalho e não hesitam em procurar outra oportunidade se não se notarem reconhecimento, pois preferem adquirir experiência em diferentes áreas de diversas empresas, do que trabalhar anos em uma única empresa. GERAÇÕES NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL Hoje podemos encontrar as quatro gerações trabalhando juntas. É importante que a empresa esteja atenta ao perfil de cada geração na hora da contratação, pois os conflitos entre gerações são constantes. Cada geração possui características distintas somando para os resultados da empresa. Portanto é imprescindível que as diferenças de cada geração sejam respeitadas, que haja igualdade de tratamento e que a empresa tenha uma gestão moderna. Os novos profissionais do mercado são os indivíduos da geração Y que são vistos como profissionais sem comprometimento, pois estão mais preocupados com seu crescimento do que com o crescimento da empresa. Mas essa visão não é de fato a mais adequada, pois esses profissionais quando motivados, são comprometidos e realmente querem contribuir para o crescimento da empresa e, é claro, desenvolver habilidades e experiências para sua carreira profissional. Os jovens profissionais trabalham com indivíduos das gerações anteriores que possuem valores distintos e são mais experientes. CONSIDERAÇÕES FINAIS Gerações com mentalidades diferentes tornam temáticas como a gestão da diversidade e de competências um tema relevante e que deve ser discutido pelas empresas. Um dos desafios das empresas é saber combinar e administrar as diferenças, possibilitando assim tornar a diversidade e a variedade de competências fatores de vantagem competitiva para as organizações. É importante que a empresa saiba retirar o melhor de cada geração, pois não há como classificar uma geração como sendo boa ou ruim, todas possuem valores que somados podem ser de grande valia para a empresa. REFERÊNCIAS OLIVEIRA, Sidnei. Novos Talentos no Mercado. Diário de São Paulo. 2010. Disponível em: Acesso em 14/12/2012. SANTO, Elson Davanzo di. As gerações X, Y e Z. Suas essências… Nosso Desafio! 2012. Disponível em . Acesso em 14/12/2012.