Compreender a organização como um sistema é fundamental para o administrador, na medida em que a partir do conhecimento do todo, é possível a análise e a interferência do mesmo. Ou seja, através do monitoramento do sistema formado por entrada, caixa-preta, saída e principalmente pela retroação fornecida (leia-se input, black-box, output e feedback), o administrador é capaz de tomar decisões certeiras e efetivas para garantir o bom funcionamento da organização na produção de resultados. Essa forma de agir pode-se ser considerada como a do pensamento sistêmico, que se contrapôs ao pensamento linear não considerando a abordagem de causa e efeito ou somente uma resposta possível para uma pergunta. O pensamento sistêmico, que também pode ser chamado de holístico, é baseado na interdisciplinaridade, é a capacidade de avaliar os resultados, o ambiente como um todo e suas possíveis implicações, buscando uma solução única que atenda às expectativas de todas as partes envolvidas. O pensamento sistêmico é o ponto de partida para transformar informações em ideias e em oportunidades de aprendizagem e crescimento para organização. Através dele, o administrador pode de forma eficaz gerir as equipes, determinar mudanças, elaborar o planejamento estratégico entre outros aspectos, potencializando os resultados da sua liderança.