Em nossa atual economia empresarial cada vez mais os empresários e acionistas estão em busca por resultados satisfatórios, mas como saber se a empresa está criando valor no mercado? Como avaliar o seu Goodwill? Será que a empresa está obtendo uma rentabilidade superior ao Custo de Oportunidade? A essas e outras questões estaremos salientando neste artigo. Boa leitura! EVA (Economic Value Added) – é um conceito de custo de oportunidade para avaliar a criação ou não de valor para as empresas. Em linhas gerais só haverá criação de valor caso o lucro liquido seja superior a um determinado custo de oportunidade de capital. Recomenda-se a aplicação do conceito EVA para a rentabilidade do acionista e para o ativo total. A fórmula do EVA é a seguinte: EVA = Nopat – C% (TC) Onde: Nopat = Lucro operacional líquido após os impostos C% = Custo percentual do capital TC = Capital total MVA (Market Value Added) – este conceito é decorrente do EVA, pois enquanto o EVA mede o resultado de um período em relação ao custo de oportunidade do mercado, o MVA mede o crescimento do valor total da empresa, ou seja, o resultado de todos os períodos. O MVA é o valor de mercado da empresa menos o valor de seu capital investido. A fórmula do MVA é a seguinte: MVA = Valor de Mercado da Empresa – Capital Investido Goodwill – é o valor da empresa representado pelo seu Ativo Intangível, como marca, capital intelectual, patente etc. Sendo assim não é possível mensurar seu resultado, pois não existem fisicamente, mas agrega valor à empresa e possibilita maiores ganhos de lucratividade e um diferencial competitivo. Custo de Oportunidade – é considerado como o lucro mínimo que a empresa deveria ter para remunerar adequadamente o investimento do acionista. Essa rentabilidade mínima do acionista equivale a um custo de oportunidade, ou seja, se o acionista aplicasse seu dinheiro em outro negócio ou até mesmo em uma aplicação financeira, teria no mínimo aquele rendimento. Portanto só há valor adicionado quando o lucro obtido é maior que o rendimento mínimo de mercado, caso contrário teremos a Destruição de Valor do capital dos acionistas e a redução do valor da empresa. Que Custo de Oportunidade adotar? Não há exatamente um consenso a respeito da taxa de desconto adotar, mas existem algumas sugestões: – Taxa de juros de títulos do governo. – Libor ou Prime Rate. – TJLP no Brasil. – Custo médio ponderado de capital da empresa. – Custo de capital exigido pelos acionistas. Sendo assim, cada empresa adotará sua taxa de custo de oportunidade, sabendo que quanto maior for à taxa, mais difícil será para a empresa criar valor. E para saber se a empresa na prática está agregando valor ou destruindo, devemos comparar o ROI (Retorno operacional do investimento) com o CMPC (Custo médio ponderado de capital). A fórmula do CMPC é a seguinte: CMPC = (P1 x Kt) + (P2 x Kp) Onde: Kt = Custo do capital de terceiros Kp = Custo do capital próprio P1 = Porcentagem do capital de terceiros na estrutura de capital P2 = Porcentagem do capital próprio na estrutura de capital Para calcular o valor agregado, podemos utilizar a seguinte fórmula: EVA = Lucro Operacional – (Investimento x CMPC) Pode-se também utilizar: EVA = (ROI – CMPC) x Investimento Como pudemos observar estes conceitos são de extrema importância na gestão de uma empresa, e ao mesmo tempo tem sido pouco utilizado e até mesmo falado nas organizações, e é por isso que temos muitas empresas perdendo valor no mercado, e neste cenário é que entra o papel do Administrador com uma visão holística e estratégica do sistema empresa, com objetivo de criar valor e fortalecer o Goodwill na busca de um diferencial competitivo. Caso queiram aprofundar no assunto, segue abaixo a referência bibliográfica. Meu muito obrigado e até a próxima se Deus quiser. Abraços! Referência Bibliográfica: Introdução à Administração Financeira – 2º Edição – Clóvis Luís Padoveze – São Paulo Cengage Learning, 2015.