Qualidade em Recursos Humanos

Com implantação de sistemas de qualidade a organização conseguira atingir se não a todos, ao menos, boa parte dos colaboradores, motivando-os e assim conseguir uma maior produção com menor custo de retrabalho e maior qualidade no produto final e serviços prestados

Segundo o dicionário Aurélio, qualidade é “propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas que as distingue das outras e lhes determina a natureza”, entende-se desta maneira que qualidade é o diferencial que uma coisa ou pessoa tem em relação à outra, quando se fala em Recursos Humanos a qualidade é fundamental, mantendo uma área estruturada e sinérgica tendo equilíbrio entre as áreas e processos da organização e também por exigência do mercado e clientes.

Uma forma de garantir a qualidade nos processos de RH é a implantação e monitoramento da ISO9001, que possui vários pontos que devem ser trabalhados entre eles o de demonstrar e comprovar que as pessoas responsáveis pela execução de atividades da área que possam de algum modo afetar a conformidade dos produtos e serviços, sejam competentes, tenham conhecimento, treinamento, habilidades e experiência apropriada as suas funções.

Os requisitos necessários para cada função devem constar na descrição de cada cargo, quanto a conhecimentos e competências, tudo deve ser comprovada de algum modo, sendo através de comprovação na carteira de trabalho, certificados de cursos, avaliações aplicados aos colaboradores, treinamento aplicados com comprovação de comparecimento em lista de presença entre outras formas. Cada colaborador deve ter conhecimento de suas atividades e importância de cada uma delas, e a organização por sua parte deve promover treinamentos contínuos para garantir e manter a conscientização de todos.

O SGQ – Sistema de Gestão de Qualidade é outro método para garantir a qualidade na área de recursos humanos onde haverá não apenas a preocupação com questões burocráticas mas com o desenvolvimento dos colaboradores e a melhoria da performance da organização.

Quando aplicado o SGQ tem-se o objetivo de implantar caso não haja e melhorar os programas que já estão em curso como a avaliação de desempenho, plano de cargos e salários, plano de carreira, treinamentos, entre outros, tendo sempre em vista que os colaboradores não são apenas números, mas como pessoas que precisam de cuidados, estímulos e que não possuem vida apenas dentro da organização.

Quando se implanta esse sistema espera-se obter a motivação e incentivar os colaboradores a crescerem profissionalmente e a melhorar seu desempenho, treina-los para exercer suas funções e assumir cargos, dando espaço para que deem opiniões e sugestões sobre melhoria das estruturas e processos internos.

Todos os processos devem ser auditados com o intuito de garantir que as ações tomadas com as implantações sejam seguidas e não haja falhas, fazendo analises e acompanhamento pode-se garantir que haja eficácia nos processos, e que tudo seja feito da maneira correta da primeira vez, sem a necessidade de retrabalho.

Com implantação de sistemas de qualidade a organização conseguira atingir se não a todos, ao menos, boa parte dos colaboradores, motivando-os e assim conseguir uma maior produção com menor custo de retrabalho e maior qualidade no produto final e serviços prestados.

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