Meus cursosPublicar artigos
Seja premium
  • Últimas notícias
    • Carreira e Performance
    • Cotidiano
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Web stories
    • Carreira e Performance
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Todos os Artigos
  • Podcast
    • Liderança, com Daniel Goleman
    • Negociação e Influência
    • Avançado de Consultoria
    • Gestão de Projetos
    • Expert em Excel
    • Ver todos
    • Administradores Premium
    • Networking
    • Educação Corporativa
  • Comunidade
  • Anuncie
Logo Administradores
Logo Administradores
Seja premium
Meus cursosPublicar artigos
Últimas notícias
Editorias
Artigos
Podcast
Cursos
Para Empresas
ComunidadeAnuncie
  1. Home
  2. Artigos
  3. Negócios e Gestão

Gestão do conhecimento: como documentar o conhecimento dentro das organizações.

Márcia Tartari
Márcia Tartari
16 abr 2013 às 16:29
4 min leitura
16 abr 2013 às 16:29
4 min leitura
Gestão do conhecimento: como documentar o conhecimento dentro das organizações.

Reprodução: Unsplash

Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#464

Da crise ao faturamento: como essa empresa de mineração se transformou, com Christian Hluchan

Da crise ao faturamento: como essa empresa de mineração se transformou, com Christian Hluchan

Ver todos os episódios
    Compartilhar

    Sobre o autor

    Márcia Tartari

    Márcia Tartari





    Equipe de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da MITH Educação Corporativa e Consultoria (www.mith.com.br), com atuação no mercado de Educação Corporativa e Consultoria desde 2006.

    • Assista a uma palestra ao vivo e gratuita

    A consultora Marcia Tartari atua há 22 anos nas áreas administrativa, comercial, de formação de preços e de análise financeira. Adquiriu neste período vasta experiência com desenvolvimento de processos e treinamentos comportamentais. Muito jovem, ingressou no mundo corporativo, com a função de mensurar resultados, e entendeu a necessidade do mapeamento de custos para se chegar a este fim, o que a levou a desenvolver pesquisas sobre mapeamento, análise e elaboração de custos também em serviços de pequenas e médias empresas, além de atuar em processos de licitações para grandes corporações. Marcia Tartari é Bacharel em Administração, Consultora Organizacional, Especialista em Gestão Empresarial e Coaching Executiva. Acredita que a excelência dos produtos e serviços de uma empresa é o capital intelectual.

    Marcia Tartari atua como consultora, palestrante e facilitadora em processos de ensino/aprendizagem. Utiliza Coaching life /Master ou Executive, ferramentas de autoconhecimento e planejamento, acompanhando e desenvolvendo habilidades e competências de  pessoas,  individuais e equipes, potencializando seus resultados. Atua com visão sistêmica do negócio, mapeando custos, otimizando processos da operação e aumentando a eficiência. Dessa forma, diferenciou-se no mercado e alcançou inúmeros projetos bem-sucedidos para organizações, no sentido de aproveitar benefícios governamentais e obter maior lucro. Entende que a saúde de uma empresa está no planejamento e controle das finanças por meio de processos e comunicação integrada, com informações precisas de todo o custeio, focando a mudança de comportamento e o desenvolvimento de equipes. A área financeira dita as regras de compra e venda, mensurando lucros, gerenciado estoques, dinamizando produtividade, planejando a logística, norteando a tomada de decisão interna e externa.


    • Pós-graduação em Gestão Empresarial – (SLAC /FESPSP)

    • Administração de Empresas - Faculdade de Jaguariúna – FAJ

    • Coach Executive & Life & Master (SLAC)

    • Formação de Preço (SEBRAE)

    • Especialista em Planejamento Financeiro


    • A MITH tem como "core business" o desenvolvimento de Capital Intelectual, aplicado para criar soluções e metodologias exclusivas, sempre visando o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.
    • Nossa Metodologia é a mais completa do mercado. Esta é a opinião de muitas empresas que, antes de se tornarem nossos clientes, experimentaram outras consultorias e outras soluções oferecidas pelo mercado.
    • A MITH conta com o maior e mais efetivo acervo de conteúdo, ferramentas e técnicas, baseadas nos maiores estudiosos do Brasil e do mundo, em análises de tendências e em experiências de sucesso que desenvolvemos junto a grandes multinacionais. Nossos projetos propiciaram a muitos de nossos clientes uma taxa de crescimento muito acima do mercado e o reconhecimento através de prêmios e menções nacionais e internacionais.
    • Se você gostou do texto, ficou com alguma dúvida ou quer saber como aprender mais sobre o assunto ou aplicar esse conhecimento em sua empresa, entre em contato conosco, sem nenhum compromisso, que teremos o maior prazer em ajudá-lo.
    • Todos os direitos de texto e imagem reservados à MITH e ao autor. Este material é registrado pela MITH e protegido pela legislação autoral.
    • A reprodução do texto é autorizada, desde que sejam mantidos os créditos autorais e da fonte e desde que o conteúdo não seja comercializado direta ou indiretamente. Para todos os demais casos, fica proibida a reprodução total ou parcial de imagens, marcas e conteúdos.
    • Antes de imprimir qualquer texto, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Verifique se a impressão é realmente necessária. Caso seja, prefira papel de origem reciclável.
    • Site: www.mith.com.br
    • Telefone: +55 (19) 3386-4250
    • Contato: [email protected]
    • Redes sociais: Facebook, Linkedin e Twitter.








    Equipe de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da MITH Educação Corporativa e Consultoria (www.mith.com.br), com atuação no mercado de Educação Corporativa e Consultoria desde 2006.

    • Assista a uma palestra ao vivo e gratuita

    A consultora Marcia Tartari atua há 22 anos nas áreas administrativa, comercial, de formação de preços e de análise financeira. Adquiriu neste período vasta experiência com desenvolvimento de processos e treinamentos comportamentais. Muito jovem, ingressou no mundo corporativo, com a função de mensurar resultados, e entendeu a necessidade do mapeamento de custos para se chegar a este fim, o que a levou a desenvolver pesquisas sobre mapeamento, análise e elaboração de custos também em serviços de pequenas e médias empresas, além de atuar em processos de licitações para grandes corporações. Marcia Tartari é Bacharel em Administração, Consultora Organizacional, Especialista em Gestão Empresarial e Coaching Executiva. Acredita que a excelência dos produtos e serviços de uma empresa é o capital intelectual.

    Marcia Tartari atua como consultora, palestrante e facilitadora em processos de ensino/aprendizagem. Utiliza Coaching life /Master ou Executive, ferramentas de autoconhecimento e planejamento, acompanhando e desenvolvendo habilidades e competências de  pessoas,  individuais e equipes, potencializando seus resultados. Atua com visão sistêmica do negócio, mapeando custos, otimizando processos da operação e aumentando a eficiência. Dessa forma, diferenciou-se no mercado e alcançou inúmeros projetos bem-sucedidos para organizações, no sentido de aproveitar benefícios governamentais e obter maior lucro. Entende que a saúde de uma empresa está no planejamento e controle das finanças por meio de processos e comunicação integrada, com informações precisas de todo o custeio, focando a mudança de comportamento e o desenvolvimento de equipes. A área financeira dita as regras de compra e venda, mensurando lucros, gerenciado estoques, dinamizando produtividade, planejando a logística, norteando a tomada de decisão interna e externa.


    • Pós-graduação em Gestão Empresarial – (SLAC /FESPSP)

    • Administração de Empresas - Faculdade de Jaguariúna – FAJ

    • Coach Executive & Life & Master (SLAC)

    • Formação de Preço (SEBRAE)

    • Especialista em Planejamento Financeiro


    • A MITH tem como "core business" o desenvolvimento de Capital Intelectual, aplicado para criar soluções e metodologias exclusivas, sempre visando o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.
    • Nossa Metodologia é a mais completa do mercado. Esta é a opinião de muitas empresas que, antes de se tornarem nossos clientes, experimentaram outras consultorias e outras soluções oferecidas pelo mercado.
    • A MITH conta com o maior e mais efetivo acervo de conteúdo, ferramentas e técnicas, baseadas nos maiores estudiosos do Brasil e do mundo, em análises de tendências e em experiências de sucesso que desenvolvemos junto a grandes multinacionais. Nossos projetos propiciaram a muitos de nossos clientes uma taxa de crescimento muito acima do mercado e o reconhecimento através de prêmios e menções nacionais e internacionais.
    • Se você gostou do texto, ficou com alguma dúvida ou quer saber como aprender mais sobre o assunto ou aplicar esse conhecimento em sua empresa, entre em contato conosco, sem nenhum compromisso, que teremos o maior prazer em ajudá-lo.
    • Todos os direitos de texto e imagem reservados à MITH e ao autor. Este material é registrado pela MITH e protegido pela legislação autoral.
    • A reprodução do texto é autorizada, desde que sejam mantidos os créditos autorais e da fonte e desde que o conteúdo não seja comercializado direta ou indiretamente. Para todos os demais casos, fica proibida a reprodução total ou parcial de imagens, marcas e conteúdos.
    • Antes de imprimir qualquer texto, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Verifique se a impressão é realmente necessária. Caso seja, prefira papel de origem reciclável.
    • Site: www.mith.com.br
    • Telefone: +55 (19) 3386-4250
    • Contato: [email protected]
    • Redes sociais: Facebook, Linkedin e Twitter.




    Administradores PREMIUM

    Seja Premium e tenha acesso ao nosso arsenal de cursos

    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    Assine o premium

    Mais artigos deNegócios e Gestão

    Ver todos
    Negócios e Gestão
    Como alinhar marketing, vendas e atendimento em empresas que querem crescer

    Como alinhar marketing, vendas e atendimento em empresas que querem crescer

    02 out 2025
    4 min leitura

    Por: Gabriela

    02 out 2025
    4 min leitura
    Negócios e Gestão
    Antes do logotipo, vem a proteção

    Antes do logotipo, vem a proteção

    02 out 2025
    3 min leitura

    Por: Lívia F. Silva

    02 out 2025
    3 min leitura
    Negócios e Gestão
    O gasto mais perigoso que todo CEO subestima - a pessoa errada

    O gasto mais perigoso que todo CEO subestima - a pessoa errada

    30 set 2025
    5 min leitura

    Por: Bruno Perin

    30 set 2025
    5 min leitura
    • Podcast
    • Colunistas
    • Livros
    • Frases
    • Artigos Acadêmicos
    • Anuncie
    • Sobre o Portal
    • A Profissão
    • Conselhos
    • Contato
    • FAQ
    • Política De Privacidade
    • Termos De Serviço
    • Newsletter

    Logo Administradores

    Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 |

    © 2000 - 2025

    Logo do programa Café com ADM

    #464 Da crise ao faturamento: como essa empresa de mineração se transformou, com Christian Hluchan

    #464 Da crise ao faturamento: como essa empresa de mineração se transformou, com Christian Hluchan

    00.0000.00