No mundo dos negócios, competir é preciso. E com isso todas as organizações buscam incansavelmente diferenciar-se de seus concorrentes para manter e conquistar novos clientes. Porém a necessidade de se lançar produtos constantemente e com alta qualidade e durabilidade, acaba dificultando muito manter a cada dia suas empresas na alta cúpula desta pirâmide, pois com o aumento da tecnologia e globalização, os seus clientes acabam ficando cada vez mais informados e exigentes e assim forçando as empresas a aumentarem sua qualidade, garantindo a confiança e fidelização. Com essa competição, as empresas estão investindo cada vez mais na atualização tecnológica de suas unidades, com ferramentas, equipamentos, maquinários e nas matérias-primas de alta qualidade. Talvez por isso muitas empresas estejam perdendo as suas características e seu poder de sedução, pois produtos de uma mesma linha ficaram nivelados sem algum diferencial que possa chamar a atenção dos clientes para eles, mantendo essa competição cada vez mais acirrada. Para mudar esse cenário, as empresas estão adotando cada vez mais a logística como obtenção de vantagens competitivas, com isso, logística deixa de ser apenas a movimentação interna ou externa dos materiais produzidos ligando a fabrica aos armazéns e posteriormente as lojas, no uso da Supply Chain Management (Gestão da cadeia de suprimentos) a logística passa a ser a entrega dos produtos no tempo certo, na quantidade certa, no lugar certo e da maneira correta, e ai sim temos então a redução de custos. Com o sistemaSupply Chain Management (Gestão da cadeia de suprimentos) podem então se adequar a filosofia JUST IN TIME, onde as empresas podem comprar mais vezes e em quantidades menores, permitindo que os mesmos trabalhem com estoques reduzidos, diminuindo seus custos de transporte e armazenamento, visando eliminar o desperdício, e aumentam o seu padrão de qualidade. Dando tempo para a capacitação de seus funcionários, que devem estar integrados ao novo sistema ecom isso agregam valores as marcas, podendo aumentar a oferta de maior variedade de produtos, melhores serviços e maior facilidade de fazer negócios. A logística então pode ser o caminho para a diferenciação da empresa aos olhos de seus clientes, que podem estar dispostos a pagar valores mais altos por melhores serviços, isso se dá principalmente quando é aplicada a logística orientada ao cliente, que é aquela aonde o foco principal é saber as necessidades e desejos do cliente, e se adequar de maneira com que as necessidades do cliente sejam supridas, pois com a redução dos custos e agregação de valores, refletirá em um aumento na lucratividade, fazendo com que a empresa se coloque em posição superior aos de seus concorrentes. Porém a logística sozinha não pode ser considerada a salvação de um negócio, se o mesmo estiver mal organizado e gerenciado. Para que essa aplicação funcione é necessário que a empresa insira a logística em um planejamento de negócios, e alinhada com esforços e boa vontade, para que se atinja o sucesso em seu segmento.