Todo ser humano é um negociador e vendedor natural. Todos os dias temos que 'vender' nossa imagem, seja no trabalho, nas relações afetivas; enfim, temos que saber como lidar com as diversas situações na vida. Cada vez mais estamos em busca de dominar esta arte para alcançar produtividade e aumentar nosso lucro, ou até mesmo para manter firme e sólida uma relação com um cliente. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a arte de negociação em vendas não é um talento nato. Há sim casos em que as pessoas já nascem com esse 'dom' natural de se comunicar, de impor as outras pessoas o que elas querem. Elas fazem isso de uma forma tão natural como os afazeres do dia a dia; por outro lado, também sabemos que essa habilidade por ser desenvolvida e aumentada com diversas técnicas como observar os gestos que a outra pessoa faz, como o corpo responde aos mais diversos estímulos. A PNL (Programação Neurolinguística também é uma ferramenta muito eficaz para quem quer aumentar suas habilidade em negociação em vendas. Os grandes vendedores são capazes de identificar a maneira de pensar de cada indivíduo. Quem negocia com excelência é também capaz de estabelecer confiança entre si e o cliente, e quando há confiança, os clientes se sentem mais a vontade facilitando uma negociação ou uma venda com sucesso. E qualquer que seja o contexto de uma negociação, quem quer que seja o cliente, ele compra primeiro a confiança e só depois o seu produto ou a ideia. Não há negociação sem relacionamento, principalmente em vendas. O objetivo é a troca de um bem ou serviço entre empresas, ou entre empresa e consumidor. Por meio desse relacionamento é que serão criadas as condições para a troca de confiança que termina com a conclusão da venda ou negócio. Podemos dividir em três categorias básicas as habilidades necessárias ao profissional de vendas, são elas: Habilidades Interpessoais, habilidades essenciais ao vendedor pois estão ligadas ao contato com as pessoas. Já as habilidades técnicas compõem o conhecimento que se dever ter do produto da venda em questão. Finalizando, temos a habilidade de negociação, muito mais ampla ela abrange desde a experiência profissional da pessoa como também o treinamento que ela precisa ter para ser mais eficaz e assertivo numa negociação. Uma boa negociação depende de um bom planejamento. Quanto maior for o tempo investido na preparação da negociação, menor será o tempo do fechamento dela. Fica claro com isso a importância da negociação dentro do processo de vendas, e também a necessidade de que alguns conceitos e princípios sejam conhecidos e seguidos para que uma negociação se desenvolva e traga resultados satisfatórios para ambos os lados.