Meus cursosPublicar artigos
Seja premium
  • Últimas notícias
    • Carreira e Performance
    • Cotidiano
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Web stories
    • Carreira e Performance
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Todos os Artigos
  • Podcast
    • Liderança, com Daniel Goleman
    • Negociação e Influência
    • Avançado de Consultoria
    • Gestão de Projetos
    • Expert em Excel
    • Ver todos
    • Administradores Premium
    • Networking
    • Educação Corporativa
    • Calculadora do IR
  • Comunidade
  • Anuncie
Logo Administradores
Logo Administradores
Seja premium
Meus cursosPublicar artigos
Últimas notícias
Editorias
Artigos
Podcast
Cursos
Para Empresas
Ferramentas
ComunidadeAnuncie
  1. Home
  2. Artigos
  3. Carreira e Performance

10 competências básicas para se tornar um profissional bem-sucedido

Eliane Rodrigues
Eliane Rodrigues
07 jul 2015 às 18:20
Última atualização: 25 mar 2023
4 min leitura
07 jul 2015 às 18:20
4 min leitura
Última atualização: 25 mar 2023
10 competências básicas para se tornar um profissional bem-sucedido

Imagem: iStock

Competência, trata-se de um diferencial, um elemento que agrega valor, tornando-o desejado pelas empresas. Algumas procuram por profissionais com tais competências já desenvolvidas, porém, outras, preferem investir na formação de seus funcionários moldando-os à sua visão, expectativa e cultura.

Indiferente da opção da empresa em buscar alguém já experiente ou um aprendiz para moldá-lo aos seus objetivos, ambas buscam basicamente as mesmas competências. Vamos a elas:

Comprometimento: o profissional deve trabalhar com prazer, com consciência da necessidade do seu trabalho. Sempre que puder, fazer mais do que se espera dele. Deve buscar crescer como ser humano, desenvolvendo e aperfeiçoando para atingir a excelência no desempenho de suas tarefas. Para que isso aconteça, é essencial que seja pontual, que cumpra sua jornada de trabalho e apresente os resultados esperados. Se necessário, solicitar ajuda para compreender bem o que é esperado de sua função e como desempenhar bem as tarefas. Demonstrar interesse por suas atividades e, sempre que for necessário ou houver oportunidade, oferecer ajuda aos colegas em alguma situação de emergência.

Autoconhecimento / Autoestima: Trata-se da consciência de seu valor pessoal, conhecer suas potencialidades, seu valor e capacidade de realização. Acreditar, respeitar e confiar em si próprio. Tal competência envolve aceitar desafios e propor novas ideias, ser confiante e possuir atitudes determinadas. Encontrar motivação naquilo que faz.

Trabalho em equipe: É reconhecidamente uma habilidade bastante complicada, pois envolve o aceite de ideias e posicionamentos muitas vezes divergentes, porém, é essencial que demonstre atitudes de respeito, valorização, cooperação e parceria. Em equipe, há uma ótima oportunidade para que o profissional mostre que sabe ouvir e aguardar a sua vez de falar, de demonstrar-se estimulado e de compartilhar com os colegas as soluções de trabalho, enfim, compreender o seu papel na cadeia produtiva.

Proatividade: Muito se valoriza o colaborador que possui facilidade para resolução de problemas, capacidade de fazer escolhas consistentes e apropriadas, aquele que se antecipa ao problema com facilidade para decidir e agir com espontaneidade e diligência independentemente das situações apresentadas. Faz sugestões para a melhoria do ambiente de trabalho, apresenta segurança, é assertivo, toma iniciativa visando a si e ao grupo.

Adequação Social: Identificar os diferentes ambientes e comportar-se de maneira adequada e alinhada diante das diferenças sociais, econômicas e culturais. Reconhecer a importância das normas e regras da empresa e segui-las. Usar vestuário adequado ao ambiente de trabalho. Desenvolver-se de forma pessoal para que possa naturalmente respeitar a diversidade cultural.

Visão Global: Estar atualizado, possuir e demonstrar interesse por diferentes temas e assuntos que permeiam a sociedade em que está inserido. A visão do todo é essencial! Buscar informação, estar sensível às mudanças. Alimentar o hábito de se manter atualizado através da leitura e de outras formas de comunicação, tecer comentários acerca dos assuntos atuais veiculados pela mídia, formando assim a sua própria visão crítica dos fatos cotidianos.

Relacionamento Interpessoal: Ter um bom relacionamento com os seus pares, respeitar espaços e limites dos colegas e, ao mesmo tempo, garantir a sua individualidade. Responder positivamente às ações, conciliar os interesses, cooperar e ajudar sempre que houver oportunidade e/ou se fizer necessário o seu auxílio. Reconhecer e respeitar a hierarquia, cumprir ordens, aceitar e receber possíveis advertências. Ser o mais agradável possível contribuindo para que haja harmonia no ambiente de trabalho.

Autocontrole: Habilidade importantíssima de gerenciar suas próprias emoções de forma produtiva e adequada. Lidar com frustrações e conflitos mantendo sob controle os problemas pessoais para que não prejudiquem o seu desempenho no trabalho. Agir em situações diversas. Possuir a capacidade de ajustar seu comportamento aos fatores e ambientes situacionais. Agir e falar de forma tranquila, manter o controle diante de situações conflituosas e compreendendo a urgência de certas demandas.

Habilidade de Comunicação: Expor claramente suas ideias e opiniões, identificar e respeitar os diferentes estilos de comunicação. Argumentar com coesão e ser coerente tanto na fala quanto na escrita. Sintetizar um recado de forma clara e objetiva, manter sigilo das informações a que tiver acesso.

Conhecimento Técnico: Aplicar o seu conhecimento com habilidade. Gerir o tempo de forma a obter sucesso no desempenho das atividades, usar bem as metodologias e técnicas indicadas para a execução das tarefas, utilizando os meios adequados.

… e, por fim, a um bom profissional não pode faltar uma boa dose de confiança, perseverança e foco nos seus objetivos. Sucesso!!!

Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#473

IA e Cibersegurança: como a Kaspersky está redefinindo o setor, com Roberto Rebouças

IA e Cibersegurança: como a Kaspersky está redefinindo o setor, com Roberto Rebouças

Ver todos os episódios
    Compartilhar

    Sobre o autor

    Eliane Rodrigues

    Eliane Rodrigues

    Administradores PREMIUM

    Seja Premium e tenha acesso ao nosso arsenal de cursos

    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    Assine o premium

    Mais artigos deCarreira e Performance

    Ver todos
    Carreira e Performance
    22 perguntas fundamentais que toda pessoa precisa responder antes de falar em público

    22 perguntas fundamentais que toda pessoa precisa responder antes de falar em público

    03 dez 2025
    12 min leitura

    Por: Ernesto Artur

    03 dez 2025
    12 min leitura
    Carreira e Performance
    O Brasil perde mais de R$ 1 trilhão por ano por transições profissionais mal conduzidas

    O Brasil perde mais de R$ 1 trilhão por ano por transições profissionais mal conduzidas

    03 dez 2025
    8 min leitura

    Por: Juliana

    03 dez 2025
    8 min leitura
    Carreira e Performance
    Se você só enxerga a deficiência, não está “vendo” tudo: entender isso é o que nos torna humanos

    Se você só enxerga a deficiência, não está “vendo” tudo: entender isso é o que nos torna humanos

    03 dez 2025
    4 min leitura

    Por: Marlene

    03 dez 2025
    4 min leitura
    • Podcast
    • Colunistas
    • Livros
    • Frases
    • Artigos Acadêmicos
    • Anuncie
    • Sobre o Portal
    • A Profissão
    • Conselhos
    • Contato
    • FAQ
    • Política De Privacidade
    • Termos De Serviço
    • Newsletter

    Logo Administradores

    Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 |

    © 2000 - 2025

    Logo do programa Café com ADM

    #473 IA e Cibersegurança: como a Kaspersky está redefinindo o setor, com Roberto Rebouças

    #473 IA e Cibersegurança: como a Kaspersky está redefinindo o setor, com Roberto Rebouças

    00.0000.00