Mais comentada

2 características do medo de falar em público que ajudarão você a superá-lo

Uma das maiores dores dos profissionais que estão em crescimento da carreira é o medo de falar em público. Este, tem características próprias e conhecê-las tem sido redentor para muitas pessoas. Por este motivo falo aqui de 2 delas. Caso haja interesse posso discorrer sobre as outras 3

iStock

As pesquisas mostram que o medo de falar em público é um dos mais imobilizadores que há. Sempre em meus cursos o desejo da maior parte das pessoas é saber como vencê-lo. Lembro-me de um gerente que perdeu a promoção para gerente geral, apesar de ter melhores qualificações técnicas. Ele foi vencido pelo medo, mas seu concorrente levantou e falou na hora certa.

Para ajudar os que querem maiores conquistas profissionais e pessoais, dentre outras técnicas, falo sobre as 5 características do medo de falar em público. Certamente, conhecer o inimigo é boa estratégia de guerra e de fato, já acalma a maior parte das pessoas. Então, veja quais são as 2 primeiras características:

1 - Ele é normal: pense comigo, ter olhos azuis é normal ou é doença? Acertou, é absolutamente normal. Desta forma, não faz sentido alguém que os tenha ficar neurótico tentando mudar esta característica.

O mesmo se aplica ao medo de falar em público. Isso significa que quem o tem não é anormal, doente ou mais desqualificado que os demais. É normal sentir medo de falar em público. Muitos se martirizam e se sentem de todo desqualificados por terem este medo. Mas calma, é normal sentir medo.

2 – Ele é comum: agora, pense comigo, quantas pessoas de olhos azuis você viu nos últimos 2 dias? É provável que não muitas e isto ocorreu porque embora tê-los seja normal, não é comum. Ou seja, é uma característica presente em poucas pessoas.

Já o medo de falar em público tanto é normal quanto é comum. Ou seja, está presente na maior parte das pessoas. Ousaria dizer que todo mundo que tem conhecimento de causa e é sincero, admite ter medo de falar em público.

Portanto, se você às vezes treme, transpira em excesso, tem um ‘branco’ durante uma apresentação, não consegue ver o que está nas anotações ou tem qualquer outro sintoma deste medo, você é normal! Além disso, tenha certeza, você não é a exceção!

Por favor, lembre-se agora de 3 oradores que você admira. Pois, saiba com toda a certeza que estes oradores têm medo assim como você e que chegaram a ter destaque nesta habilidade apesar do medo. É isso mesmo, o que faz a diferença não é se você tem ou não tem medo de falar em público. O que faz a diferença é quem manda em quem!

Então, pare hoje de se sentir o pior dos piores por saber que tem esse medo e decida ir à frente com ousadia apesar dele. A oratória é um dos maiores fatores de destaque de um profissional, não deixe seu concorrente ganhar de você só porque ele está disposto a vencer o medo enquanto você se encolhe e fica para trás.

Se você quer saber as outras 3 características deixe seu comentário. Obrigado.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(14)
Tags: carreira, crescimento profissional, oratória, falar em público, sucesso, liderança, líderes, gestores, supervisores, gestor, supervisor, reunião, reuniões, vendas, vender, gerenciar