7 dicas de como o Whatsapp Business pode mudar sua vida profissional

Foi liberada para download no Brasil a versão Business do Whatsapp. Nesse artigo eu apresento 7 dicas de como ele pode ajudar a ganhar tempo e melhorar sua performance profissional.

iStock

O Whatsapp Business foi liberado para download no Brasil e eu preparei um mini-tutorial com algumas dicas para empresários e profissionais liberais utilizarem a nova ferramenta da melhor maneira possível.

Lembrando que este não é um tutorial técnico, sobre o uso e funcionalidades do app, nem é direcionado para empresas que o utilizarão como seus canais de atendimento e vendas – embora sirva para elas. Este é apenas um conjunto de dicas de como o whatsapp business pode ajuda-lo a ter um melhor rendimento profissional.

1. DIVULGUE O SEU NÚMERO!

O novo Whatsapp será tão importante para os seus negócios quanto os seus perfis e páginas nas redes sociais. Ele deverá estar em seus cartões de visitas e todo o seu material de divulgação. Para quem pensa em “esconder” esse número para que ele não seja contaminado por assuntos pessoais, o que vai evitar essa contaminação não é evitar a divulgação e sim cuidar para que esses conteúdos não ganhem espaço. A forma mais fácil de fazer isso é simplesmente não adicionar nem permitir ser adicionado por ninguém que não seja de interesse profissional, não responder a conteúdos pessoais e deixar claro essas medidas.

Para empresas e profissionais liberais, uma grande vantagem do Whatsapp Web é que ele sinalizará para os seus contatos que eles estão falando com uma empresa ou profissional e no futuro seu negócio poderá ser inclusive reconhecido pelo aplicativo.

Então é muito indicado mudar logo o número de sua empresa ou de uso profissional para atendimento ao público para o novo app.

2. SEJA CHATO

Reforçando o primeiro ponto, não basta não ler ou apagar conteúdos que fujam do objetivo profissional do seu whatsapp business. Tem que avisar! Como o aplicativo permite, inclusive, a criação de mensagens padrão, deixe sempre à mão pelo menos uma mensagem avisando que o seu whatsapp business é utilizado exclusivamente para assuntos profissionais e que quaisquer conteúdos que não estejam de acordo com esse direcionamento serão apagados sem qualquer consideração ou resposta.

Eventualmente você pode disponibilizar para esses casos o seu número pessoal.

3. TENHA DOIS WHATSAPPS

Para quem tem smartphone com dois chips, a ótima notícia é que o Whatsapp Business pode ser instalado junto com o Whatsapp normal e cada um funcionar em um dos seus números, o que torna perfeita a divisão dos aplicativos de acordo com os seus usos. Minha dica é que você deixe o Whatsapp atual como está, com contatos profissionais e pessoais, avise sobre o novo número aos contatos profissionais, desabilite as notificações do Whatsapp pessoal e habilite as do Whatsapp profissional, priorizando assim a comunicação profissional.

Se seu smartphone só aceita uma linha, cabe a você decidir se vai colocar o Whatsapp Business em outro aparelho, trocar de celular ou migrar completamente para o novo app, mas se a ideia é “limpar” sua presença no whatsapp com a nova ferramenta, a última opção pode significar a troca de seis por meia dúzia.

4. ESTABELEÇA UM “HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO” – OU NÃO

Esta dica não é indicada para todo mundo, principalmente profissionais e empresas que precisam estar sempre disponíveis para seus contatos, mas se você é um profissional ou empresa que busca exatamente o contrário, evitando tratar de assuntos profissionais fora do horário ou ambiente de trabalho, o Whatsapp Business também pode lhe auxiliar nisso, deixando bem claro os seus dias e horários de atendimento ou utilização do app.

Por outro lado, se você continuar mantendo contatos profissionais ou participando de grupos de trabalho com o Whatsapp normal, você pode estabelecer o Whatsapp Business como uma espécie de número de plantão, para casos especiais fora do horário de atendimento.

5. GRUPOS – TER OU NÃO TER?

Essa é uma decisão de cada um, mas eu, particularmente, já decidi que no meu Whatsapp Business os grupos não serão permitidos, pois é realmente muito difícil que em um grupo, por mais restritos que sejam os assuntos, todo o conteúdo seja de seu interesse. Então a dica que dou é que continue nos grupos de trabalho com o Whatsapp normal e comunique aos seus colegas e parceiros que para assuntos urgentes e solicitações específicas usem o contato via Whatsapp Business.

6. CUIDADO COM O USO PARA PUBLICIDADE

Em princípio, o Whatsapp Business pode ser uma ferramenta interessante para a divulgação de conteúdos de Publicidade e Propaganda, mas tome muito cuidado caso queira ir por esse caminho, pois o feitiço pode virar contra o feiticeiro e seu número profissional pode passar a ser visto, ao invés de algo prático e interessante, como um contato inconveniente e invasivo.

A dica, neste caso, é bem simples: Priorize o uso reativo do app (fale com quem falar com você primeiro) e, caso queira mandar algum conteúdo que não tenha sido solicitado, analise a relevância da sua mensagem. Se você tem um produto ou serviço que precisa ser conhecido pelos seus contatos e será bem recebido por eles ou alguma promoção que irá atraí-los, o Whatsapp Business pode ser um ótimo canal de divulgação, inclusive com ofertas e vantagens especiais exclusivas para o canal.

7. PRIORIZE O WHATSAPP BUSINESS

Se você, como eu, embora considere o Whatsapp uma ferramenta extremamente útil e eficiente para maximizar o rendimento profissional, estava com dificuldades para usar o aplicativo por causa da enorme quantidade de grupos, mensagens pessoais e conteúdos irrelevantes, o Whatsapp Business pode ser a sua solução! Para isso, priorize o seu uso, estando sempre atento às mensagens recebidas nele e mantenha-o sempre “limpo”, para não duplicar o problema passando a ter DOIS whatsapps que você não tem nem paciência pra olhar.

Uma boa opção pode ser silenciar as notificações do Whatsapp normal e habilitar apenas as do Business.

Dica legal

Além de poder ter os dois whatsapps instalados, você também pode usá-los simultaneamente no computador, via Whatsapp Web. Para isso será preciso ter dois navegadores diferentes instalados. Eu optei pelo Google Chrome e Opera, mas há outros browsers que aceitam o Whatsapp Web. Para ficar melhor, o uso de um computador com tela dupla vai ajudar muito e a regra das notificações apenas para o Whatsapp Business – silenciando o app normal – será muito útil.

Essas são apenas algumas dicas para quem ainda não sabe bem como usar e quais as vantagens do Whatsapp Business para utilização no campo profissional. Como o app foi liberado hoje, são dicas bem básicas e ainda sem muita profundidade sobre as funcionalidades da nova ferramenta.

Se você tiver alguma dica adicional que queira inserir nesse artigo, fazer alguma observação sobre as dicas que coloquei aqui ou conversar mais sobre marketing digital, basta falar comigo pelo meu Whatsapp Business: Emerson Saraiva +55 83 982 141 919 (Só para assuntos comerciais rs).

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(2)
Tags: administracao Administração carreira coaching comunicação estratégia marketing marketing digital