Mais comentada

A disciplina é a base para o sucesso pessoal e profissional.

 

 

 

"Se a pessoa, por mais rica e poderosa que seja, não tiver organização e disciplina, acabará fazendo muito pouco por si mesma.

 

                                             (Abílio Diniz)

 

 


Onde não há disciplina e organização não haverá o progresso e consequentemente o sucesso. Parece que estou chovendo no molhado ao dizer isso que todos já sabem, porém não custa relembrar. Eu na minha maneira de agir para ter disciplina nas minhas obrigações , procuro organizar os meus compromissos na agenda um dia antes. O planejamento é tudo pois evita a gente cair de pára-quedas. E verdade que no decorrer do dia surgem imprevistos mas você está mais preparado para superá-los e não ficar perdido nas tarefas.

 

A d isciplina, a escada para o sucesso em qualquer função e serviço.Traçar planos e organizar a rotina ajudam a atingir os objetivos.

 


Joice Lima,
comenta:Ser um profissional exemplar, esforçar-se para ter uma boa forma física, manter uma boa saúde, viver em comunidade, participar ativamente da família, cumprir compromissos sociais, viver um grande amor... Ufa! Qual a fórmula para conseguir realizar esse mix de atividades e ficar satisfeito? Especialistas de diversas áreas preferem não acreditar em padrões moldados, mas uma simples palavra resume tantas exigências ao mesmo tempo de uma forma saudável: disciplina.

 

Considerada fator determinante para uma vida coroada por vitórias, a disciplina está relacionada à responsabilidade e à organização. O termo pode ser utilizado em diversos aspectos, tanto da vida profissional como da pessoal. O ser humano aprende desde criança que para conseguir realizar um objetivo com sucesso é preciso respeitar procedimentos. Seja a cobrança da boa nota na escola, seja a entrada numa faculdade ou a conquista de um bom emprego.

 

Mas é preciso lembrar que para ser uma pessoa disciplinada não é necessário ser um dependente de regras, da rigidez ou da prisão psíquica. Deve-se ter bom senso, saber qual é a dose certa para se organizar, sem se aprisionar a um sistema metódico exagerado e cansativo. Aqueles que não encontram um equilíbrio transformam-se em profissionais aficionados por bens materiais e conquistas, mas sem a referência do que é ser feliz. "Quem é muito metódico e determinado, ao alcançar o que deseja sai de perto das pessoas queridas, pois quer esquecer a qualquer custo o passado sem as conquistas recentes", afirma Roberto Shinyashiki, médico psiquiatra, conferencista e empresário.

 


Para Eugenio Mussak, professor e consultor em desenvolvimento humano, a dose certa para se disciplinar é integrar três fatores: coragem, persistência e relevância. Um bom exemplo é quando uma pessoa deseja emagrecer, inicia uma dieta e não desiste até atingir o seu ideal. "É preciso ter um objetivo e colocar toda a sua energia, isso é disciplina", diz.

 

Shinyashiki explica que empreender sonhos não é obra do acaso, requer gestos conscientes, muita disciplina, planejamento e determinação. Se não houver ações claras e direcionadas, tudo pode continuar exatamente do jeito que está. "O empreendedor nunca inicia um novo projeto baseado somente em seu instinto. Ele não se permite, por exemplo, correr o risco de montar um açougue ao lado de um supermercado. Ao contrário, é criterioso e faz um estudo completo do mercado, analisa seus futuros concorrentes e só depois toma uma decisão", afirma.

 


Planejamento + determinação

Um exemplo bem conhecido de que somar disciplina com planejamento e determinação dá um resultado positivo é o caso do empresário Abílio Diniz. Ao passar por uma crise familiar, crise financeira nas empresas e por um seqüestro, o empresário conseguiu reerguer o Grupo Pão de Açúcar, mantém uma vida saudável e ainda encontra tempo para se dedicar à família e à religião

 

Para ter um cotidiano melhor, mais saudável e mais feliz, organização e disciplina são muito mais importantes", destaca Abílio Diniz em seu livro Caminhos e escolhas (Campos). "Ter método e disciplina pode, à primeira vista, parecer algo difícil de conseguir, mas, na minha opinião, isso, ou melhor, a falta disso é que impede a maior parte das pessoas de conquistar benefícios físicos e espirituais para si", completa.

 


A disciplina deve estar em todos os lugares e em todas as áreas. No universo da moda, por exemplo, a rigidez com horários e compromissos é uma das maiores reclamações que o empresário e agente de modelos Olivier Daube recebe de suas profissionais. O francês, residente no Brasil há cinco anos, conta que manter uma disciplina é imprescindível para uma modelo conseguir cumprir toda a sua agenda, seguir uma alimentação e vida saudáveis e estar sempre bonita.

 

E foi justamente a disciplina que fez com que Olivier realizasse seu maior sonho: tornar-se proprietário da agência de modelos Lumière. Com 20 anos de profissão, o empresário tem esse desejo desde que iniciou sua carreira na moda. De lá para cá, vem se planejando e se preparando para ter o seu próprio negócio. Foi em março deste ano que, em dez dias, colocou a Lumière para funcionar. "As pessoas acharam que eu entrei na agência com tudo pronto, mas não tínhamos nada, apenas uma equipe com 35 modelos que estariam conosco. Em menos de duas semanas reformamos, contratamos funcionários e nos apresentamos ao mercado, isso só foi possível porque eu fiz um planejamento e vinha me organizando há mais de um ano para realizar meu objetivo", afirma.

 


Autodisciplina e dificuldades

 

A psicóloga e psicoterapeuta Sandra de Almeida explica que, para trabalhar em grupo de forma produtiva é preciso ter autodisciplina. Essa habilidade indica a organização aplicada ao indivíduo por ele próprio, de modo consciente e voluntário, com a finalidade de atender determinado padrão de conduta. Também implica em desenvolver a consciência crítica de si e do mundo. Identificar a complexidade do mundo globalizado, o contexto do ambiente de trabalho e, conseqüentemente, as habilidades que esse mundo requer do profissional.

 

Para tentar sanar o problema da indisciplina, a Sandra diz que a pessoa deve fazer uma reflexão e entender o que está acontecendo ao seu redor, quais são suas falhas para depois tomar uma atitude. Se o indivíduo está certo de que tem dificuldade em se organizar, o primeiro passo é tentar se adaptar às regras do meio em que vive e praticar um exercício que possa trazer muitos benefícios, isto é, elaborar uma lista de atividades diárias. Se criado o hábito de relacionar todas as atividades, a pessoa transforma a rotina num método para se organizar. "Trata-se de um processo de aprendizado, pois a organização externa auxilia no processo de organização interna", aconselha.

 

 


Sugestões práticas para uma vida organizada

 

* Planeje sempre suas atividades na agenda e tente seguir fielmente.

 

* Descubra maneiras de criar ordem e disciplina em sua mente: gerencie suas emoções.

 

* Administre melhor o seu tempo, reconhecendo as prioridades no seu dia-a-dia.

 

* Organize sua vida financeira. Tente manter-se dentro do seu orçamento.

 

* Avalie seus rituais diários e perceba a qualidade de atenção que você tem dedicado a cada um deles.

 

* Busque o caminho mais simples e prático de chegar à sua meta. Evite complicações desnecessárias.

 

* Ponha em prática aquele sonho. Se for a construção da casa, comece comprando a fechadura; dê o primeiro passo.

 

* Seja um exemplo vivo de liderança que segue a voz e a sabedoria do coração.

 

* Assuma totalmente a responsabilidade pela sua vida e entenda que só você pode decidir qual o melhor caminho a seguir.

 

* Não desista diante da primeira dificuldade. Acalme-se, respire, continue. Se precisar, tenha humildade e peça ajuda.

 

 


Uma ótima semana à todos os meus amigos leitores, com muita saúde e paz.

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)