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A importância da liderança e as características de um líder

"O mundo precisa de excelentes líderes, pessoas que criam novos líderes e desenvolvam seus liderados."

Olá leitores, no artigo de hoje vou redigir sobre uma das habilidades que acredito ser uma das mais importantes no mercado de trabalho, nas mais diversas áreas do conhecimento: a liderança. Tal habilidade é importante tanto para nós como profissionais, quanto para as empresas.

Empresas que possuem ou desenvolvem líderes, tendem com certeza a alcançar o sucesso. O líder tem um papel extremamente importante nos processos de qualquer organização, o líder é alguém que veste a camisa da empresa e se torna a própria organização em pessoa. Líderes são importantes por estarem ligados a gestão de pessoas. Já que são responsáveis em repassar a cultura da empresa e engajar a equipe, para que a missão, visão e valores da organização estejam alinhados aos objetivos da equipe.

A liderança assim como o empreendedorismo pode ser desenvolvida. Ninguém nasce um líder nato. Porém é notório que algumas pessoas possuam tais características mais exibíveis do que outras. Devido muitas vezes a experiências adquiridas ao longo da vida pessoal e profissional que acabam tornando esses traços parte da sua personalidade. Uma coisa importante a falar, é que não basta ter uma equipe e já se considerar um líder. Existe a diferença entre chefiar e liderar. Para ser um bom líder é essencial desenvolver algumas habilidades e ter algumas características que são determinantes no sucesso do líder e que influencia nos liderados. Posso citar:

01 – Visão globalizada do negócio: O líder por ser um representante da organização. Deve entender a empresa como um todo, como funcionam os seus setores e processos. Embora ele possa não trabalhar dentro dos setores, é de suma importância entender como funcionam e o que ocorre dentro deles, já que estão frequentemente trabalhando de forma alinhada, e o mesmo é responsável em fazer gestão da equipe, repassar a cultura da empresa e fazer o controle do planejamento, para que a equipe permaneça ligada aos objetivos estrategicamente definidos.

02 – Adaptabilidade e flexibilidade: Duas habilidades que devem estar ligadas ao líder. Pessoas flexíveis e com maior nível de adaptabilidade estão mais abertas a mudanças e são mais capazes de tomar decisões frente aos diversos cenários no mercado que está sempre em mudanças. São importantes também para que o líder saiba trabalhar com as diversas opiniões e culturas das pessoas que trabalham ao seu redor.

03 – Comunicativo: Indispensável para um líder. Acredito que a comunicação deve ser uma das prioridades em termos de habilidades necessárias para liderança. Vendemos a nossa imagem praticamente todos os dias, seja em encontros com amigos, familiares ou no próprio ambiente de trabalho. Saber comunicar-se é essencial. E me refiro não somente a comunicação verbal, mas a não verbal também. Já que para o líder sua postura pode influenciar no andamento da equipe.

04 – Dar feedback: Muito relevante para o líder e principalmente para os liderados. Saber identificar competências individuais nos seus subordinados e trabalhar as melhores maneiras de aumentar o potencial do time, geralmente é papel do líder. E o feedback é fundamental para que os seus colaboradores possam fazer uma autoanálise e melhorar o que for necessário para que alcancem seus maiores níveis de produtividade e motivação.

05 – Intraempreendedor: Acredito que as organizações que dão abertura para os seus colaboradores intraempreender são mais propensas ao sucesso. E o líder tem seu papel garantido nesse processo. O líder que é um intraempreendedor cuida da organização como se fosse dele e consegue engajar melhor a equipe para atingir os objetivos da organização. É um líder inovador, criativo e que sabe identificar oportunidades. Fazendo sempre a gestão da equipe de maneira a trazer benefícios para as pessoas e para organização.

06 – Empatia: Saber colocar-se no lugar dos liderados é essencial, inclusive dos clientes,entender o profissional como um ser humano composto por emoções, e que tais sentimentos influenciam diretamente na motivação e produtividade do colaborador, que caso não seja bem trabalhado irá afetar no bolso do empresário. Então é importante cuidar do capital humano. Não trate os outros com a maneira que você não gostaria de ser tratado, utilize do bom exemplo para liderar e não somente do poder. Deixe um pouco a autocracia de lado e seja mais democrático.

Então é isso amigos! Muito obrigado pelo tempo de vocês dedicado a ler meu artigo, espero ter ajudado vocês a entender melhor essa habilidade tão importante para nossa vida pessoal e profissional. É claro que existem várias outras habilidade essenciais para ser um bom líder, porém eu resolvi descrever apenas algumas que eu considero serem bastante importantes. Um grande abraço e muito sucesso a todos. Até o próximo...

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