A sua motivação no trabalho está relacionada com os seus valores

Somos movidos por uma causa e os valores, independentemente de quais sejam e metas pessoais e profissionais, deverão alinhar-se a eles. Cada vez mais as pessoas buscam significado no que fazem

iStock

“O que você é fala tão alto, que não consigo ouvir o que você está dizendo” - Ralph Waldo Emerson

Valores são princípios fundamentais que regem a nossa vida. Traduzem o que é importante para nós e têm como fundamento as nossas crenças. Valores e crenças são assimilados através de nossas experiências e convívio com a família e amigos.

Este conto nos mostra bem o que são os valores e como os incorporamos.

Era uma tarde ensolarada de sábado em Oklahoma City. Meu amigo e pai orgulhoso, Bobby Lewis, estava levando seus dois garotos para jogar minigolfe. Ele foi até o sujeito na bilheteria e disse:

- Quanto é a entrada?

O jovem respondeu:

- Três dólares para o senhor e três dólares para cada garoto acima de seis anos. A entrada é livre para as crianças de seis anos ou menos. Quantos anos eles têm?

Bobby respondeu:

- O advogado tem três e o médico tem sete, então, acho que eu lhe devo seis dólares.

O homem da bilheteria disse:

- Ei, o senhor acabou de ganhar na loteria ou coisa parecida? O senhor poderia ter economizado três dólares. Poderia ter dito que o mais velho tinha seis anos; eu não saberia a diferença.

Bobby respondeu:

- É, pode ser; mas os garotos saberiam.

(Patrícia Fripp)

Somos movidos por uma causa e os valores, independentemente de quais sejam e metas pessoais e profissionais, deverão alinhar-se a eles. Cada vez mais as pessoas buscam significado no que fazem.

Mulher executiva, como descobrir um valor que está por trás de uma meta?

 Faça a pergunta:

- O que é importante para mim?

Ao ter a resposta, faça outra pergunta:

- O que isso me proporcionará?

Neste momento, encontrará um valor. Não pare aí!

Continue:

- Quando você tiver (o valor), o que isso lhe proporcionará?

E pergunte sucessivamente, quantas vezes forem necessárias, até chegar a um precioso valor, geralmente abstrato, como, por exemplo: honestidade, segurança, coerência, coragem, amizade, respeito, lealdade, integridade etc.

É ele o instrumento de motivação mais poderoso que você tem! E é a partir dele que terá congruência em relação a um objetivo. Pessoas que têm como valor dinamismo e desafios constantes não terão motivação em fazer todos os dias a mesma coisa e aquelas que têm a criatividade como valor maior precisarão ter espaço para criar e inovar.

Você saberá o que quer, saberá para aonde quer ir, sairá do estado presente para um estado desejado quando tiver muito claro “o que é importante para você”!

Valores são mostrados no comportamento, governam o estilo de vida, definem escolhas e reações e quando os conhecemos, reconhecemos ou validamos, poderemos encontrar a melhor forma de satisfazer e alinhar nossas necessidades mais profundas. Pessoais e profissionais.

Desejo muitos êxitos a você!

Abraços e até a próxima!

Avalie este artigo:
(12)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags:

Administradores Premium

Últimos Workshops


Revista Administradores

Revista Administradores

Como você usa seu tempo?

Saiba como render mais no trabalho, ter momentos de lazer e até como explorar melhor o ócio.


Seja um Administrador Premium e
Tenha acesso a todos esses benfícios.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração