As seis lições de Bill Porter, um vendedor com paralisia cerebral

Bill Porter foi um grande vendedor americano que superou as dificuldades da vida. Um exemplo de sucesso. Suas lições de venda, negociação e marketing são indispensáveis na rota do sucesso

MV5BMTQyNzg5MTgxMV5BMl5BanBnXkFtZTcwNjkyO filme "De porta em porta" é baseado na história verdadeira de Bill Porter, que teve Paralisia Cerebral, o que acarretou limitações na sua fala e nos seus movimentos. O filme retrata a luta de Bill para conquistar um emprego de vendedor de porta em porta. Após insistir muito, conseguiu a vaga. Tanto na entrevista de seleção para a vaga de emprego como nos primeiros contatos com seus clientes, ele vivencia situações de preconceito e rejeição.

A história passa seis lições claras que devem ser levadas em conta por qualquer pessoa ou organização que deseja obter sucesso naquilo que faz, independente do que seja.

  1. Não deixe o orgulho lhe tirar do caminho do sucesso

     Muitas vezes "abaixar a cabeça" e passar por cima do orgulho é a melhor alternativa. Tenha paciência e dê o seu melhor. A melhor vingança contra alguém que não deseja o seu sucesso é mostrar resultados. No filme, o personagem é rejeitado e chamado diversas vezes de aleijado, mas sempre contorna a situação e ganha uma nova chance de mostrar seu potencial.

   2. Tenha paciência, persistência e disciplina

    Os resultados são como os frutos de uma planta: Primeiro você planta a semente, rega, cuida, espera e só depois ele vem. No começo Bill vende muito abaixo do esperado e pede mais uma chance, continua empenhado e motivado a mostrar sua capacidade.

   3. Cultive bons relacionamentos, passe uma boa imagem

     Gentileza gera Gentileza, ser bem visto por possíveis clientes é a melhor estratégia de marketing. Hoje em dia grandes empresas como: Petrobrás, Coca-Cola, Itaú e McDonald's investem muito em projetos e propagandas institucionais que tem o papel de passar uma boa imagem da empresa aos possíveis clientes. No filme, Bill procura não passar a imagem de vendedor e sim de um "amigo" que deseja ajudar.

  4. Entenda que cada cliente é único e que cada um tem suas necessidades

     Seja flexível e tente se adaptar a cada um dos possíveis clientes. Bill vê as necessidades de cada um no cotidiano e aponta um produto no seu catálogo de vendas como ajuda no problema.

  5. Resista as adversidades

     "O sucesso é feito para quem topa qualquer parada, não para quem pára em qualquer topada." A história retrata os problemas que foram surgindo na vida de Bill que tornaram sua jornada mais difícil, sem cogitar em desistir, ele solucionou todos eles.

  6. Goste do que faz e o sucesso será consequência.

     No filme o personagem não é preso aos resultados e nem ao dinheiro, quer apenas ser um bom vendedor. Teve a oportunidade de se aposentar mas continuou trabalhando, e quando menos se esperava foi condecorado com o prêmio de "O vendedor do ano", em seu discurso disse: "Eu amo ser vendedor".

 

Avalie este artigo:
(14)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Bill Porter, de porta em porta dinheiro porta em porta sucesso vendas vender

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração