Mais comentada

Curso de coaching: como funciona e como fazer

Com as dificuldades da vida moderna e a competição crescente no mercado, a demanda por profissionais de coaching vem aumentando nos últimos anos e deve continuar crescendo por muito tempo.

O coach possui um papel fundamental no desenvolvimento pessoal ou profissional dos seus clientes e deve estar preparado para atender as mais diversas demandas da sua área. Para isso, é importante que se faça um curso de coaching de qualidade que forneça toda a base teórica e também ensine a prática das sessões de coaching.

Neste artigo falaremos sobre como funciona um curso de coaching, qual a importância de uma formação em coaching e também sobre os tipos mais comuns de cursos que existem no mercado brasileiro atualmente.

Como funciona um curso de coaching?

Um curso de formação em coaching pode ser ministrado por um ou mais instrutores certificados que ensinarão os futuros profissionais, chamados coaches, a aplicarem técnicas e ferramentas de coaching no atendimento aos seus clientes, chamados coachees.

A duração de um curso de coaching pode ser de 32h a 88h, dependendo do tipo de curso e da escola de coaching. As aulas são teóricas e práticas, algumas escolas focam mais na prática do que outras.

Algumas instituições oferecem cursos presenciais, em várias cidades do Brasil, com aulas durante 4 a 8 dias, geralmente, e outras também possuem cursos a distância, via salas de conferência pela internet.

Por que fazer uma formação em coaching?

Obter uma qualificação em coaching tem uma importância que vai muito além do certificado recebido. O processo de coaching é relativamente simples de ser conduzido, mas é preciso que se aprenda a fazer as perguntas certas para cada coachee e entender como funciona a dinâmica e a evolução das sessões de coaching.

As lições práticas dadas pelos instrutores e os exercícios e trocas entre os colegas de curso também fazem diferença na construção do trabalho do profissional de coaching.

Quais são os tipos de curso existentes?

Existem diversos tipos de curso de formação em coaching no mercado, desde os generalistas até os mais específicos, a maioria deles com certificação reconhecida internacionalmente.

Veja abaixo quais são os tipos de cursos de coaching mais procurados atualmente pelos futuros coaches.

Formação em coaching

A maioria das escolas de coaching oferece um curso de formação em coaching geral, ou seja, sem foco específico e sem direcionamento para algum nicho de atuação.

A vantagem de optar por esse tipo de curso é que pode ser uma excelente base para quem pretende fazer outros cursos de coaching no futuro ou ainda não sabe em que área deve atuar.

Formação em life coaching

Esse tipo de curso de coaching é focado apenas no life coaching (coaching de vida), sendo indicado para coaches que pretendem atuar no coaching pessoal em geral ou em algum nicho de coaching relacionado à vida pessoal do seu coachee, como o coaching de emagrecimento, por exemplo.

Formação em business coaching

A formação em coaching de negócios é direcionada para profissionais que desejam atuar auxiliando empreendedores na sua vida profissional.

O business coach pode atuar também em algum micronicho dentro da área de negócios, como o coaching para empreendedores digitais ou o coaching para autônomos.

Formação em coaching integral sistêmico

Essa é uma formação mais longa e intensa, que engloba toda a dinâmica do coaching moderno, aplicada a qualquer área de atuação.

O coaching integral sistêmico trabalha toda a prática profissional do coaching e também o próprio sistema cognitivo, racional e emocional do futuro coach.

Formação em Pratictioner Coaching

As formações denominadas “pratictioner” são focadas na prática da profissão do coach, ou seja, a maior parte das aulas são ministradas com demonstrações práticas das sessões de coaching.

Algumas dinâmicas como aplicar processos de coaching entre colegas de curso e assistir o instrutor fazer sessões com algum aluno são práticas que podem estar presentes nesse tipo de formação.

Os cursos de formação em coaching ministrados por escolas certificadas e renomadas são válidos. O aluno deverá avaliar qual deles atenderá melhor as suas expectativas atuais.

É válido também entrar em contato com os instrutores para conhecer o seu estilo de ensino e conversar com ex-alunos dos cursos de interesse.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)